500 recomendações para ser um bilionário em bolsa em 6 meses!
Sexta, 15 de Novembro de 2013

Oportuna e realista uma matéria escrita por Marcos Eduardo Elias publicada em site de economia, evidencia a essência difundida nesta coluna. 

Interessante, agora você está lendo isso aqui, simplesmente por conta do espetaculoso título. 500 alternativas? Um bocado, não? Bilionário? Por que não bastaria milionário? E possível milionário este ano ainda?

Então aprendam, ou estão fadados ao fracasso em bolsa (ao menos sob a óptica de Buffet, com a qual eu concordo visceralmente). Treinar, investir em conhecimento, talvez não vá fazer de você um André Esteves ou Jorge Paulo Lemann, mas sim um gestor e um investidor consciente.

Segunda alternativa (vão faltar 498 depois dessa): cresça, torne-se um “adulto” no mercado financeiro! Seguem algumas poucas observações:

- Não acredite em nada do que lê! O que você lê deve te fazer pensar. Agradeça ao autor de um texto mesmo discordando, se ele te fez pensar.“Levou-me a considerar uma série de coisas que não estavam no meu cardápio mental”.

- Muito importante entender que você pode e deve mudar de ideia. Você e os outros. É óbvio que se há novos fatos, há espaço para se pensar diferente. Mesmo que não haja um fato novo (e sempre há), lembre-se que você é um organismo vivo, pensante, dialético, que conhece novas pessoas todos os dias e que repensa.

- Não brigue no mercado financeiro. Um dia você vai querer comprar aqueles papéis daquela empresa que você mandou às favas no passado por pura falta de controle emocional ou conhecimento.

- Não se alavanque. Não faça termo. Não gire demais a sua posição. Palavras de um prospero “não consigo acompanhar o mercado, pois quebrei o computador”.

- Não imagine que você tenha o direito de cobrar resultados por serviços profissionais pelos quais não pagou. Aquela dica do teu amigo? O comentarista comentou da desvalorização dólar. Pois é! Problema é seu. Para investidores de sucesso, essa postura se resume a um único lema: “bom bezerro não berra!”

- Respeite aqueles que estão mais tempo no mercado, ou aqueles que têm experiências mais relevantes do que a sua!

- Enterre seus “defuntos” e comece de novo. No mercado financeiro, vive-se da tentativa-e-erro-acerto.

Muito importante: sempre use cueca box branca e no caso de mulheres aquela lingerie vermelha, sim aquela “matadeira” para ter sorte e ganhos nos investimentos. 100% das vezes funcionam comigo (claro com a cueca box branca).

Comentários