Mais música, Mais cultura!
Sexta, 07 de Novembro de 2014

Em um dia desses, estava olhando minha rede social e em uma de minhas atualizações, apareceu a seguinte frase: “Nós apoiamos o ensino de música nas escolas! Se você também apoia, compartilhe!” E lógico, como apoiador da ideia compartilhei e percebi a aceitação de meus amigos e de muitas outras pessoas que sabem a importância da música para o desenvolvimento das crianças.

Hoje, estamos em uma constante evolução referente ao tema e podemos ver muito mais crianças envolvidas com atividades musicais, com ensaios, apresentações e festivais. E todos os professores podem perceber que crianças que possuam música em suas atividades semanais, ou em sua grade curricular, tem um rendimento melhor e facilidade em matérias consideradas difíceis que é o caso da matemática.

Um grande começo, é o programa Mais Educação que é um projeto onde todos os alunos do ensino fundamental devem permanecer na escola em turno integral para que tenham atividades diferenciadas chamadas de oficinas. A música é uma das opções que o programa oferece e com certeza é uma das mais escolhidas entre os diretores e professores das escolas, pois além de termos alunos com habilidades artísticas para as homenagens e apresentações nas escolas, teremos alunos melhores e principalmente, com notas melhores em todas as disciplinas.

Acredito que ainda há muito a fazer, a nossa cultura pede socorro e principalmente a classe dos músicos não estão recebendo o apoio e as oportunidades que merecem pois há ainda algumas pessoas que fingem não entender a importância dessa disciplina dentro da escola. Nossa região se destaca a cada dia pelos talentos locais, pelo tesouro artístico que temos seja na dança, música, teatro e em muitas outras habilidades, e se formos procurar o apoio que temos, podem ser contados nos dedos. Somos tão esquecidos, que todas as nossas universidades lutam para trazer grandes cursos e a cada ano trazem mais alunos de todas as regiões e estados para estudar aqui, mas não percebem os alunos e profissionais na área artística que perdem por falta de oportunidade de construir a sua formação e o seu futuro profissional.

Tenho a certeza que um dia vou poder olhar para traz e perceber que esta coluna foi um grito de liberdade das pessoas que trabalham com a arte, e que um dia vamos poder ter em nosso município que possui tantas universidades, tantas formas de investir na cultura artística do nosso povo, algum curso de graduação seja em música ou em qualquer outro curso, mas que definitivamente um curso de medicina não seja o principal objetivo de uma universidade mas que a arte seja uma de suas prioridades.

Quero deixar o meu agradecimento a todas as pessoas e a todas as empresas e instituições que apoiam as atividades musicais e que investem nessas pessoas. O valor dado ao artista não é o mais importante pois com certeza o que se deixa é ainda mais valioso, mas o artista vive do aplauso e do apoio, das oportunidades e dos sorrisos e lágrimas que são deixadas a cada show, a cada espetáculo.

Um grande abraço e que nossa ideia possa um dia ser concretizada.

Comentários