Um mês azul
Sexta, 14 de Novembro de 2014

Caros leitores, nesta semana vamos tratar mais uma vez de um tema que possui uma grande importância para toda a sociedade, mas especialmente para os homens. No mês de novembro é realizada a campanha de conscientização sobre a prevenção do câncer de próstata que é chamado Novembro Azul, cor que representa desde a infância o menino, o homem. 

O movimento Novembro Azul, surgiu em 2003 na Austrália levando em conta as comemorações do Dia Mundial de combate ao Câncer de Próstata realizado 17 de novembro e também ao Dia Internacional do Homem comemorado no dia 19 deste mês, e possui como símbolo um bigode azul.

Há algumas semanas atrás a coluna foi escrita sobre o Outubro Rosa que é destinado a todas as mulheres e é referente a prevenção quanto ao câncer de mama. O novembro azul é uma campanha que possui as mesmas características do outubro rosa. 

Para que definitivamente a campanha seja um sucesso, não devemos apenas saber e guardar para nós, e sim, passar adiante o motivo, a importância e se possível auxiliar e se preocupar com os homens, principalmente os que estão acima dos 50 anos e devem fazer os exames anualmente. 

O que não poderia deixar de escrever neste dia é sobre alguns comentários maldosos que são feitos quanto a forma de diagnosticar e a forma de como é feito o exame nos homens e infelizmente todos os senhores sentem-se constrangidos quanto a isso. Quero aqui colocar que devemos vencer essa barreira preconceituosa e dizer que o que mais vale não é o que os outros falam, mas sim a saúde do homem e a qualidade de vida.

Amigos, vamos ajudar e passar adiante este recado, a importância de cuidar do corpo e estar sempre bem, não deixamos que nossos pais, avós ou qualquer parente ou mesmo pessoas que conhecemos fiquem sem essa informação, pois se não for feito o diagnóstico da doença cedo, essa poderá ser fatal e com certeza queremos ter essas pessoas sempre perto de nós. Para finalizar gostaria assim como foi pedido na coluna do outubro rosa, pedir neste novembro azul, que as empresas, instituições e pessoas da comunidade se conseguirem, iluminem suas residências ou seus estabelecimentos, usem peças de roupa azul e  vistam essa camisa que é a da conscientização, é contra o preconceito e principalmente é a camisa da vida.

Um ótimo final de semana, e a todos nós homens, parabéns pelo nosso dia.

Comentários