Um espaço de educação e cidadania
Sexta, 16 de Janeiro de 2015

Nesta semana, vamos falar sobre um espaço, um lugar, muito especial chamado Centro Municipal de Atenção a Criança e ao Adolescente (CEMACA). Ele que promove a muitas crianças a oportunidade de aprender e de desenvolver atividades lúdicas e de convivência com as outras pessoas e através disso, um encontro consigo mesmo para que possam no futuro serem cidadãos de bem e presentes na comunidade.
O Centro Municipal de Atenção a Criança e ao Adolescente, é o antigo Programa de Erradicação do Trabalho Infantiln (PETI), está localizado junto ao Distrito Industrial em Frederico Westphalen e é um espaço público municipal destinado ao atendimento de crianças e adolescentes na faixa etária de sete a dezoito anos, que estejam em situação de risco e vulnerabilidade social.
Por ser um serviço de atenção básica da assistência social, está diretamente ligado ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). Assim sendo, identifica-se como serviço de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças, adolescentes e também para suas famílias, buscando desta forma, ressaltar a importância da convivência familiar e comunitária, oferecendo um espaço potencial e de experimentação, abordando temas que estão inseridos em suas realidades. Tem por finalidade principal incentivar as crianças e adolescentes à busca da autonomia, da apropriação dos seus direitos enquanto cidadãos, como também o reconhecimento de seus deveres enquanto sujeitos ativos e operantes da construção da própria cidadania.
As ações são oferecidas no turno inverso ao da escola através de atividades de cunho social, cultural, lúdico, educacional, esportivo e de lazer. Estas desenvolvidas por profissionais qualificados das mais diversas áreas. Por exemplo: oficinas de canto coral e violão, artesanato, grafitti, taekwondo e esportes.
O espaço também dispõe de infraestrutura que oportuniza a oferta de alimentação (café, almoço e lanche) para toda a demanda no período em que permanecem em atendimento; além de transporte para deslocamento até o local.
Atualmente são atendidas 75 crianças e adolescentes, oriundos dos mais diversos bairros de Frederico Westphalen, os quais foram encaminhados pela rede de atendimento socioassistencial do município ou ainda pela necessidade identificada pelos próprios pais ou responsáveis, que almejam aprimorar as qualidades destes. Além de todos os profissionais que fazem o trabalho com as oficinas, há também uma equipe composta por sete colaboradores, sendo duas estagiárias, uma cozinheira, uma auxiliar de serviços gerais, uma educadora social, o motorista e a coordenação é feita pela diretora e assistente social Carliza Marchesan.
Com certeza este sim é um grande passo que estamos dando à integração das pessoas e preocupação com o meio social, com nossos jovens e as crianças do município. Como professor de música do CEMACA, posso afirmar que é muito importante o que a administração municipal faz por esse local, e que deve continuar, pois faz dos frequentadores do programa mais felizes e aceitas no meio social. A todos também que desejam conhecer, fica o nosso convite, você será muito bem vindo a este mundo lúdico onde a realidade triste torna-se comunidade, felicidade, amizades e aprendizado.
 

Comentários