4 dias de pura alegria
Sexta, 13 de Fevereiro de 2015

Estamos nos aproximando de uma das datas mais esperadas pelas pessoas principalmente, para os jovens solteiros, o Carnaval, uma das maiores festas populares do mundo, mas que possui uma grandeza ainda maior em nosso país, onde encontra-se o maior carnaval do mundo na cidade do Rio de Janeiro-RJ e o maior bloco de Carnaval no Recife-PE.
Pesquisando sobre este tema me deparei com uma curiosidade da qual não imaginava, pois a festividade do Carnaval tem grande influência da igreja, onde seria a despedida da carne do cardápio dos cristãos sendo que no outro dia inicia-se a Quaresma na quarta-feira de cinzas e as pessoas deveriam começar os preparativos para a Páscoa e claro, ficar em jejum e abstinência de carne.
Carnaval é derivado da expressão “carnis valles” sendo que em latim “carnis” significa carne e “valles” significa prazeres. Outro fato importante é que na Antiguidade era escolhido um rei na brincadeira, que comandaria os festejos pelas ruas e praças e no Renascimento. Então deu-se início aos famosos bailes de máscaras com fantasias ricas e carros alegóricos.
Podemos perceber a importância desta data e principalmente a grandeza que teve durante todo este tempo e hoje toma diversas formas e todas fazem a alegria dos foliões. Seja na avenida com os desfiles, em parques ou praias, seja com blocos ou escolas de samba, o que vale é fazer a festa e aproveitar esses quatro dias, pois como a maioria das pessoas sempre comenta, que é após o Carnaval que realmente se dá início ao ano atual.
Em nosso município podemos perceber que os festejos de Carnaval sempre são animados, e no decorrer dos anos surgiram várias formas de comemorar esta data, dos desfiles na rua do Comércio, bailes no salão do clube harmonia até as festas do Parque de Exposições, todas fizeram e fazem sucesso entre os jovens não só de Frederico Westphalen, mas também da região que se mobilizam e participam do nosso Carnaval.
Este ano teremos a volta do Park Folia do qual traz muitas novidades, bons shows e preços acessíveis a comunidade. Devemos ter a consciência de que o Carnaval de Frederico Westphalen ainda não possui a sua marca registrada assim como outros carnavais de outros municípios, mas tenho certeza de que com o tempo vamos ter uma identidade assim como o nosso Natal com o Frederico em Luz que se tornou uma marca registrada do nosso município.
Outro assunto que devemos destacar é a responsabilidade que devemos ter nessas festividades, colocar os pés no chão e a mão na consciência, vamos fazer com que esses quatro dias sejam somente de festa e não de problemas ou até mesmo algo pior, façamos a nossa festa com muita alegria e não vamos ficar à mercê dos perigos que todos sabemos, quando se trata de carnaval.
Gostaria muito que se possível a Administração Municipal pudesse oferecer ônibus seja gratuito ou com custo mínimo para que as pessoas pudessem se deslocar ao Parque de Exposições e aproveitar melhor a sua festa. Acho importante isso pois evitaria muitas coisas ruins. Mas quero desejar a todos os meus leitores e amigos um ótimo Carnaval e que possamos aproveitar muito esses dias que são tão esperados durante o ano.
Um grande abraço!

Comentários