A música sertaneja está de luto
Sexta, 06 de Março de 2015

A música em nosso país sempre foi motivo de orgulho por falar das coisas da nossa terra, do nosso povo e do dia a dia das pessoas que aqui vivem. Apesar dos diversos estilos que possuímos, dos vários gostos musicais, destaca-se o sertanejo um dos estilos mais ouvidos e mais queridos pelas pessoas em todas as regiões do país. Hoje o sertanejo universitário toma conta do cenário musical mas ele não passa de uma ramificação do sertanejo raiz esse que nesta última terça-feira, 3, perdeu um de seus maiores nomes José Rico, da dupla Milionário e José Rico.

José Alves dos Santos, nasceu no dia 29 de junho de 1946 na cidade de São José do Belmonte em Pernambuco, mas viveu e cresceu no Paraná na cidade de Terra Rica local onde teve seu apelido e que logo teria conhecido o seu companheiro de carreira Romeu Januário de Matos, o Milionário.

Depois de muito trabalho, muito sacrifício e principalmente de muita coragem o cantor e compositor José Rico juntamente com Milionário, alcançaram o sonho de todos os músicos a fama e o reconhecimento começaram a fazer parte da realidade da dupla na década de 70.

Milionário e José Rico, junto com outras duplas, foram pioneiros no sertanejo raiz e os sucessos tocados na época, até hoje são lembrados e cantados por todas as pessoas que viveram esse tempo e está sendo passada para as novas gerações. “Nesta longa estrada da vida, vou correndo e não posso parar na esperança de ser campeão, alcançando o primeiro lugar” e  “Só o amor vale tudo na vida, só o amor é a inspiração”, com certeza são músicas que ninguém conseguirá esquecer.

Como músico, é com pesar que escrevo este texto, pois é uma perda muito grande para a cultura brasileira e devo destacar que compositores e cantores como José Rico, são raros. Não são todas as pessoas que passam 40 anos e são lembradas e principalmente possuem suas músicas sempre sendo tocadas em bailes, rádios e CDs em todo o país. 

Durante o velório do músico, muitos colegas cantores, fãs, familiares estavam emocionados, e nós acompanhando de longe com certeza também nos emocionamos e esperamos que a sua música, o seu trabalho seja sempre lembrado por todos os brasileiros, com certeza a sua missão foi feita.

O que esperamos agora é que a cada dia possamos ter mais exemplos, mais compositores, mais cantores trabalhando para que a música seja a cada dia mais importante para as pessoas e que ela possa tocar o coração de todos, seja nos momentos felizes e também nos momentos tristes como este.

Comentários