O que? Quem? Quando? Onde? Como? Por que? O Jornalista quer saber!
Sexta, 10 de Abril de 2015

Estamos vivendo em um tempo, onde a informação é algo precioso, o saber é muito mais importante que o ter, estar informado é hoje uma necessidade, onde a pessoa que não procura esse conhecimento pode se sentir fora e excluída de muitas opções que a vida nos oferece. Quem nunca ligou a TV ou mesmo viu algum vídeo onde jornalistas estão loucos atrás de alguma pessoa, seja ela famosa ou criminosa e as perguntas descritas no título do nosso texto se fazem presentes na hora de uma reportagem? Pois bem, hoje estou fazendo nossa coluna com o intuito de homenagear colegas, amigos, conhecidos e todos os profissionais jornalistas que comemoraram o seu dia na última terça-feira, 7.

O jornalismo é uma atividade que consiste na edição e divulgação de informações, seja ela escrita ou falada para uma comunidade que poderá usufruir de notícias sobre o passado, sobre algo que está acontecendo ou mesmo sobre o futuro. O perfil do jornalista mostra alguém sempre atualizado e ligado no mundo, sempre pronto para publicar novidades e fazer das pessoas que os acompanham, informadas. Esta é uma profissão muito importante para o nosso país e todo o mundo, e apesar de todas as dificuldades que a classe já enfrentou. Hoje, podemos perceber que ao menos a valorização moral é algo que está fazendo a diferença pois, as pessoas acabam vendo a necessidade deste profissional a cada dia, pois eles estão presente em todos os lugares, em todos os meios de comunicação e sem eles estaríamos com os olhos fechados para a dura realidade que vivemos.

Nossa comunidade é privilegiada por possuir um curso superior em Comunicação Social – Jornalismo no campus da UFSM e que a cada ano, forma novos profissionais que acabam sendo destaques não só em nosso município mas, também em outros lugares do Brasil, pois o campo de atuação é amplo e o trabalho é árduo, com certeza a minha homenagem vai também aos professores deste curso e aos alunos e futuros jornalistas.

Não vou aqui, aprofundar sobre a profissão, vou apenas deixar registrada a minha homenagem a todos que vivem para a informação, vivem para mostrar o verdadeiro mundo às pessoas. Vocês merecem muito mais que reconhecimento, merecem o nosso respeito e a nossa gratidão pelo esforço que fazem e principalmente pelos frutos que colhem, pois informar não é uma tarefa fácil. Gostaria de parabenizar a todos os jornalistas pelo seu dia e que vocês continuem mudando o mundo com suas pautas e notícias e que sempre continuem sendo essas vozes da verdade que nos libertam da escuridão da ignorância.

Um grande abraço a todos!

Comentários