Uma semana de muita fé
Sexta, 05 de Junho de 2015

No próximo dia 13 de junho, nosso município comemora a festa do seu padroeiro Santo Antônio, um dos santos mais conhecidos no mundo e que muitas pessoas são devotas por alcançarem as graças por intercessão deste santo. A festa de Santo Antônio em Frederico Westphalen é considerada uma das festas cristãs mais importantes para a nossa população, pois todos os anos muitas pessoas se fazem presentes nesta comemoração e também em sua preparação, que possui o seu início no dia 4 de junho com a novena.
Lendo um pouco sobre a festa de Santo Antônio em nosso município e sobre a história da construção da catedral, posso destacar que esta data teve uma grande importância principalmente para o pagamento dos custos e despesas na construção da catedral. A ideia de se fazer uma festa anual para o pagamento desse valor tão alto que seria a construção de uma igreja, veio do monsenhor Vitor Battistella que nunca mediu esforços para que tudo desse certo e que hoje possamos ter um monumento tão grandioso e maravilhoso que é a Catedral Santo Antônio.
Quanto a preparação para a festa, possuímos nove noites (novena) com missas e reflexões sob responsabilidade dos bairros e também da juventude e com certeza será uma semana de muita fé. Em algumas dessas noites, acontecem as noitadas, onde são feitos bingos, e vendidos quentão, pipoca, pinhão e outros lanches para a arrecadação de recursos para manter a nossa grande catedral.
Além das noitadas, temos as vendas de feijoada, almoço e churrasco, que estão sendo vendidos pelo pessoal das comunidades, nos bairros, nos movimentos de igreja, na secretaria paroquial e pode ser uma forma também de ajudar financeiramente a igreja e poder comemorar com a comunidade a festa do seu padroeiro.
Não poderia deixar de escrever aproveitando o tema religioso sobre a solenidade de Corpus Christi, que também é uma festa, onde todos os anos lembramos que Jesus Cristo está presente na eucaristia, no pão e no vinho. Os tapetes de Corpus Christi sem dúvida são a nossa forma de ajudar e de mostrar através da serragem e dos lindos desenhos feitos, o nosso amor a Jesus e toda a sua igreja.
Essa é uma semana muito importante para a religião católica e acredito que possamos fazer um esforço, para contribuir com a igreja, estar um pouquinho mais próximo de Deus através das missas e também comemorarmos com nossos amigos, nossos familiares e a nossa comunidade nas noitadas e festas que acontecerão.

Comentários