Vem pro arraiá Sô!
Sexta, 26 de Junho de 2015

O mês de junho é considerado um dos meses mais especiais do ano, com as comemorações, festas e costumes populares. É nesta época que comemoramos o dia dos namorados, a chegada do inverno e o dia dos santos populares. Santo Antônio (13), São João (24) e São Pedro e São Paulo (29), e com essa comemoração destacamos a festa junina que é conhecida como a festa dos santos populares.

Um dos eventos que sempre são esperados durante o ano por todas as crianças e por todos nós, são as festas juninas que são comemoradas no dia 24 de junho e têm grande influência da igreja católica, pois é neste mês que comemoramos a data de quatro santos de grande importância para a igreja e a partir disso foram criadas as festividades que se tornaram tradicionais durante esta época do ano.

Existem duas hipóteses para a origem do nome Festa Junina, a primeira vem de São João, um dos santos homenageados, e a outra possibilidade é de junho, mês em que as festas são celebradas.

Nas festas juninas, há muitos costumes e tradições que foram com o tempo sendo celebradas e cultivadas durante as festividades, entre elas está a fogueira, os balões, as danças, que destaco a quadrilha, as músicas e ritmos que são sempre animadas, as simpatias para Santo Antônio, as roupas e a culinária, que tem destaque especial o pé de moleque e o quentão.

Nesta época todas as pessoas entram nessa folia, fazem as bandeirinhas, preparam sua roupa, escolhem as músicas e entram nesta brincadeira tão gostosa, seja na escola, nas organizações, nas festas de turmas ou mesmo em festas de comunidades. A festa junina assim como outras comemorações faz parte da nossa cultura, faz parte da nossa tradição e como é gostoso poder celebrar a festa dos santos populares comemorando e se divertindo com este “arraiá pra lá de bão”. Não deixe a fogueira apagar participe desta grande festa e viva São João!

Neste texto quero parabenizar também a toda a organização da Associação Cultural Atena, pelo seu festival e pelo incentivo que dão à cultura e aos artistas do nosso município, com certeza o 5º Festival foi um sucesso e a 6 ª edição será ainda melhor, contem sempre com a minha ajuda e com o apoio da nossa comunidade que a cada edição está mais participativa. Parabenizo também a todos os vencedores de todas as categorias, com certeza todos os que participaram são vencedores, pois como diz Platão: “Vencer a si próprio é a maior das vitórias”.

Um excelente final de semana a todos!

Comentários