Um presente pronto para ser entregue
Sexta, 07 de Agosto de 2015

Desde o nosso nascimento, possuímos características e traços que nos acompanham pelo resto da nossa vida, algumas permanecem igual mudando apenas de tamanho, outras modificam e se tornam diferentes a cada momento de nossa vida, mas temos um sinal que nos acompanha desde o primeiro contato com este mundo. Esse sinal é a nossa voz, que modifica na adolescência mas que nos acompanha para o resto da vida e com certeza é um dos maiores presentes que podemos oferecer às pessoas.
A voz pode ser considerada um fenômeno da nossa vida, pois não pode ser tocada, apenas apreciada e ouvida pelas outras pessoas, consiste no som produzido pelo ser humano na qual expressamos todas as nossas emoções e é através dela que nos comunicamos e podemos assim cantar e contar a maravilha que é viver. A voz humana pode ser considerada uma identidade, pois cada um possui a sua, única, perfeita e com tonalidade diferente, é como a digital que se encontra nos dedos de nossas mãos, é um traço único, que nasce conosco e permanece para o resto da vida.
A voz humana pode ser subdividida em três partes do corpo: os pulmões, responsáveis pelo fluxo de ar, as pregas vocais, que estão dentro da laringe e que através da força emitida pelo diafragma produzem efeitos sonoros que são emitidos então pela terceira parte da subdivisão, que são os articuladores, ou seja a língua, boca e outros responsáveis por “moldar” a voz.
Olhando agora para o dia a dia, muitas pessoas se dizem desafinadas quando se trata de usar a voz para cantar, e aí está uma grande contradição, pois a afinação não está ligada ao timbre de voz, se é grave ou aguda, mas sim com a forma como é colocada a posição do corpo, a pressão do diafragma, a abertura da boca. Então sigo a teoria de que todas as pessoas são capazes de cantar, algumas possuem o dom de cantar, outras possuem interesse e aprendem, outros nunca tentaram, mas podemos compará-la a um treino de uma academia, há aqueles que possuem um corpo escultural pois treinam pesado e diariamente, há aqueles que estão mantendo o seu peso e aqueles que não vão à academia, ou seja, é questão de treinar, ensaiar e preparar a voz.
Como disse anteriormente, a voz é um dos maiores presentes que podemos oferecer ao outro, pois ali conseguimos expressar tudo o que sentimos, e se essa expressão for cantada, que possamos treinar diariamente através de técnica vocal, do canto coral e sempre auxiliado por profissionais da música e também por fonoaudiólogos. Assim poderemos trabalhá-la e sempre presentear a todos com a nossa voz.
Não poderia deixar de parabenizar a todos os pais pelo seu dia neste próximo domingo, 9 de agosto, especialmente o meu pai Valdemir Horas que sempre se dedica, aconselha, acompanha e faz esse papel tão importante que é ser pai, amigo, condutor, protetor e, principalmente, formador de opinião através do seu exemplo diário. Obrigado por tudo! E a todos os pais: minha singela homenagem a você que diariamente trabalha e está sempre ao lado do seu filho. Toda a felicidade a vocês!
Um grande abraço...

Comentários