Artistas unidos para o bem da cultura local
Sexta, 28 de Agosto de 2015

Todos os artistas buscam algo muito maior do que apenas viver da sua arte, pois mais do que a sua realização profissional através do seu dom, todos os artistas preferem ver nos aplausos do seu público a recompensa pelo seu trabalho. Todos os artistas buscam mostrar o seu talento para um dia serem reconhecidos pelo que realmente sabem fazer e é através da presença e dos aplausos que eles conseguem a energia que precisam para continuar. O tema do nosso texto de hoje é sobre um programa que está sendo criado no município de Frederico Westphalen através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, que será uma forma de incentivo e, principalmente, de organização dos profissionais da arte do município e da região.
Segundo a SMEC, será feito um cadastro de artistas e profissionais de arte e cultura de toda a região, conforme os dados do Ministério da Cultura e através da criação do Sistema Municipal de Cultura, esse que está em processo de estudo e criação, e a proposta é possibilitar que os agentes culturais e a sociedade como um todo possam ter acesso à informações do segmento cultural em um único lugar ou seja a SMEC, além de ser possível cadastrar informações culturais atualizadas. Para isso, é necessário um mapeamento dos agentes e produtores de cultura para que seja assim um movimento organizado, tal como outras classes profissionais, e para que possa ser estabelecido o contato para apresentações e para enriquecer a cultura local.
Devem se cadastrar todos os artistas que possuem os seguintes ramos de atividade: artesão, ilustrador, dançarino, decorador, ator, escritor, cantor, poeta, designer, produtor cultural, compositor, palestrante, técnico de som, maestro ou regente, fotógrafo, desenhista, jornalista, pintor, figurinista, artista circense, músico, artista plástico, escultor, instrumentista, palhaço, blogueiro, entre outros artistas. Para isso, é necessário entrar em contato com a Secretaria Municipal da Educação e Cultura pelo telefone: (55) 3744-5017, pelo email: smecfwrs@yahoo.com.br, ou pessoalmente ao lado da Biblioteca Pública.
Acredito muito nessa ideia e tenho a certeza de que um dia todos os artistas serão mais valorizados, poderão viver de sua arte e possuirão a sua organização para reivindicar tudo o que a classe acredita ser importante. Muitas vezes “enterramos” nossos talentos por falta de apoio e com este sistema teremos a certeza de que há alguém pensando e zelando para que a arte seja valorizada. Devemos passar adiante essa ideia e avisar a todos os artistas pois precisamos nos unir para que a cultura do nosso município se destaque, uma vez que a nossa terra é rica e nossas arte e cultura são poderosas. Muitas vezes cobramos e reclamamos que não há incentivo, mas agora temos esta oportunidade. Por isso todos nós devemos estar cientes de que o nosso cadastro neste programa nos dará autonomia, oportunidades e, principalmente, fará com que a nossa cultura seja destacada e o nosso trabalho visto por muito mais pessoas. Eu acredito na arte, na cultura e, principalmente, acredito na classe artística!
Conto contigo para mais essa vitória... Muito obrigado!

Comentários