És belo, és forte, és o nosso Hino Nacional
Sexta, 04 de Setembro de 2015

Todos os anos, a chegada do mês de setembro nos lembra de duas datas muito importantes para nós, brasileiros e gaúchos. O dia 7, por ser comemorada a independência do Brasil, e o dia 20, dia do gaúcho, mais precisamente o início da revolução farroupilha, marco do maior conflito armado ocorrido no território brasileiro.
Nos últimos dias, durante o pouco tempo que assisto TV, percebi uma propaganda muito interessante, onde é cantada uma parte do Hino Nacional, e depois algumas pessoas são interrogadas sobre o significado de alguma frase do hino. Conseguimos perceber que a maioria delas não sabe o significado dessa letra que, desde a nossa infância, cantamos para homenagear a pátria.
O Hino Nacional Brasileiro é um dos quatro símbolos oficiais da república; os outros são a bandeira, as armas e o selo nacional. O Hino foi escrito por Joaquim Osório Duque Estrada e a música composta por Francisco Manoel da Silva, entre 1822 e 1823.
A execução do hino nacional sempre é feita nos momentos mais solenes, como abertura de eventos, abertura de jogos nacionais e internacionais e, depois do ano de 2009, é obrigatório também a sua execução em todas as escolas públicas e particulares do país ao menos uma vez durante a semana, para que as crianças possam criar desde pequenas o espírito patriota e cresçam amando o seu país.
É importante destacar que devemos sempre estar em atitude de respeito quando o hino nacional é interpretado e executado. Além disso, é expressamente proibida outra forma de saudação, seja com aplausos, gritos ou manifestações ostensivas, que sejam desrespeitosas. Isso é importante que saibamos, pois muitas vezes agimos de maneira incorreta e não sabemos a gravidade que estamos cometendo, pois o nosso hino é considerado “sagrado”.
Observo também na maioria das formaturas e em muitos eventos que participo os erros na letra do hino e, principalmente, na postura à frente da bandeira. Devemos valorizar e preocupar-nos com isso, pois somos cobrados desde crianças a conhecermos o hino e não é uma questão de beleza ou simplesmente de saber cantar, mas sim questão de respeito e de amor ao nosso país que, por mais que tenha muitos problemas, é o nosso Brasil que amamos e que queremos ver sempre forte.
Devemos nos interessar, procurar e conhecer esta canção, pois é a nossa marca, é a nossa música, é o nosso país. É obrigação de todos os professores, familiares e de toda a sociedade ensinar as crianças a cantarem o hino nacional e amar o nosso país. Na próxima segunda-feira estaremos comemorando mais uma vez a independência do Brasil. Que possamos ver tudo o que há de bom aqui e, principalmente, que nossas atitudes mostrem o país que realmente queremos.

Obrigado pela sua companhia!

Comentários