Um estilo musical distante que faz parte da nossa cultura
Sexta, 11 de Setembro de 2015

Nesta semana comemoramos mais um ano da independência do nosso país, deste Brasil que é tão grande e possui muitas diferenças de uma ponta à outra. Essas características tão diferentes enriquecem a nossa cultura e formam a miscigenação do nosso país, a forma de comunicação, a forma de se vestir, a própria língua portuguesa com suas diferentes formas de pronuncia e, principalmente, os estilos musicais.
Temos em nosso país um estilo musical criado pelo próprio povo, uma mistura de ritmos, jogos, alegrias e, especialmente, muita dança, o que faz do frevo um patrimônio cultural da humanidade, segundo a Unesco. A dança é brasileira, com origem no estado de Pernambuco e está muito longe da nossa realidade, mas faz parte também da cultura do nosso Brasil.
O frevo surgiu no século 19 e é considerado um dos ritmos mais rápidos para a dança. Foi criado principalmente para o carnaval e possui características próprias; assim como a valsa e o reggae, o frevo possui seus fãs e faz a alegria do povo nordestino em suas festas regionais. O uso de guarda-chuvas e outros instrumentos para a dança também possuem uma história, pois a origem do frevo está na luta misturada com um ritmo que “ferve”, por isso o seu nome. É considerado um dos melhores exercícios físicos, assim como qualquer dança, mas este se volta, sobretudo, para os músculos das pernas, nádegas e abdômen.
Muitos artistas foram e são importantes para que o frevo a cada dia ganhe mais popularidade não só no nordeste do país, mas nas outras regiões também. Cantores como Alceu Valença e o próprio Caetano Veloso são ícones desse ritmo nordestino; hoje, bandas e orquestras usam esse estilo musical como parte do seu repertório.
Como já mencionado, o frevo foi considerado em 2012 pela Unesco um patrimônio cultural do Brasil e da humanidade pela sua importância e pelo que representa para a cultura, principalmente do nordeste do país. É comemorado o dia nacional do frevo no dia 14 de setembro, e em Recife-PE, cidade origem, é comemorado também no dia 9 de Fevereiro. Mais uma curiosidade sobre a nossa música e a cultura do nosso povo... “Bora lá dançar um frevo?”

Um excelente final de semana a todos!

Comentários