A arte de dar vida a uma música e eternizar momentos
Sexta, 16 de Outubro de 2015

A cada dia percebemos as pessoas mais acomodadas. Simplesmente aguardam o dia de amanhã, o final de semana, do mês, as férias. Vivem sua rotina e não pensam em algo novo; aliás, não pensam porque desgasta, cansa. Criar algo novo é uma tarefa muito difícil, requer habilidades específicas e, principalmente, está à mercê da avaliação popular. No dia 7 de outubro comemoramos o dia nacional do compositor, este artista que tem um papel muito importante pois cria e renova todos os dias a nossa música.

A composição musical é uma das habilidades mais difíceis dentro da área, pois para escrever uma música é necessário inspiração, emoção e um conjunto de sentimentos para que a obra tenha vida e alcance o propósito feito pelo autor.

Compositor é aquele que usa o sistema de notação musical, ou seja, que coloca melodia, ritmo para que outros músicos consigam interpretá-la. Isso acontece na maioria das vezes na música erudita, onde o compositor normalmente faz a partitura original e os arranjos para os instrumentos ou vozes desejadas. Em alguns estilos que não possuam esse sistema de notação musical, o termo compositor pode se referir ao criador da música ou simplesmente da letra. Na música popular é comum a alteração da música através dos arranjadores que mudam e fazem adaptações para suas apresentações.

No início do desenvolvimento da música, o compositor não era muito valorizado, os intérpretes podiam alterar e muitas vezes transformavam a música original praticamente em uma nova música. Posteriormente, foi observada a importância do profissional e com isso o compositor foi considerado o “dono” da obra e hoje é protegido pela legislação de direitos autorais.

O dia mundial do compositor é comemorado no dia 15 de janeiro, mas o Brasil possui uma data exclusiva por ser berço de diversos compositores, como é o caso de Heitor Villa-Lobos, Chico Buarque, Gilberto Gil, Cazuza, Tom Jobim, Raul Seixas, Caetano Veloso, Vinícius de Moraes e muitos outros. Esses compositores marcaram a história da música popular brasileira com suas composições e foi criada, então, uma data no Brasil especialmente para homenagear e celebrar o dom e a arte desses e de outros compositores, os quais criam música no Brasil.

Escrever uma música, colocar melodias, ligar notas, ou seja, compor é uma tarefa muito difícil, mas ainda não é tudo. É preciso também colocar emoção e sentimento, algo muito maior do que podemos imaginar e que possui uma importância muito grande dentro da música, pois renova e não deixa perder a identidade da nossa cultura no mundo todo. Por isso, merece o nosso respeito e a nossa homenagem. Parabéns a você que dá origem a uma música e, principalmente, eterniza momentos na vida das outras pessoas.

Comentários