O terrível medo de ser desafinado
Sexta, 06 de Novembro de 2015

A afinação é na música um dos processos mais importantes para a execução de uma canção. Além de ritmo, respiração, apoio do diafragma e outros, a afinação é o quesito mais visível, pois qualquer pessoa percebe se o cantor está ou não cantando a música dentro das notas corretas, e se isso não ocorre o desconforto da plateia é imenso.

Todas as pessoas que desejam cantar precisam trabalhar, estudar e exercitar a sua afinação, o seu canto diariamente. Há sempre uma pergunta que circula entre os estudantes e iniciantes na música que é: “Será que consigo aprender a cantar? Sou desafinado!”. A resposta é apenas uma: Você somente está desafinado e é possível, com muito estudo e prática, conseguir aprender a cantar afinado. Existem muitos exercícios de técnica vocal que devem ser feitos diariamente para que o cantor consiga alcançar notas mais altas e mais baixas e possa “treinar” a sua voz.

No mundo da música existem muitos famosos que são extremamente desafinados. Em suas gravações suas músicas são perfeitas, mas no show ao vivo decepcionam com sua voz desafinada. Isso se dá à tecnologia dos estúdios que conseguem modular a voz para que se alcance a afinação necessária para a música. Mas ao vivo não existe essa tecnologia, podendo ser visível a desafinação.

O melhor para quem quer começar a cantar e teme em ser desafinado é procurar um professor de técnica vocal, entrar em um coral, estudar e praticar muito as chamadas vocalizes, que são um exercício dentro da técnica vocal muito importante para o trabalho da afinação vocal. Há também muitos alimentos que são importantes para manter a voz afinada, como é o caso da maça e das frutas cítricas. A água é outro fator importante para manter a voz limpa e hidratada. Alguns cuidados também são necessários no cantar olhando para os lados ou para baixo, pressionando a laringe no consumo de alimentos derivados do leite por conta do pigarro e, além disso, é necessário cuidar ao falar onde há muito barulho, pois o grito pode causar calos nas cordas vocais.

Cantar é algo muito prazeroso, pois a música nos faz ir além dos nossos limites. Por isso tente, estude, pratique, cante e busque essa nova experiência, porque através dela é possível perder muitos medos e viver muito mais feliz.

Comentários