Música clássica x música popular: o que ensinar?
Sexta, 13 de Novembro de 2015

A música clássica é um dos gêneros musicais mais importantes na história da arte, pois através de todo o estudo feito na música erudita é que foram criadas as relações para os outros estilos e gêneros. A música clássica é totalmente o inverso do popular, pois possui um estudo, uma linguagem (partitura) e é necessário conhecimento musical, pois não podem ser “tiradas de ouvido” como as músicas folclóricas, regionais e populares.

A música erudita pode ser diferenciada pelo uso de diversos instrumentos, seja de cordas, metais, madeira ou percussão, tornando a obra rica nos detalhes e principalmente em sua sonoridade. A música clássica infelizmente não é apreciada pela maioria da população, pois em sua origem na liturgia cristã foi elitizada e até hoje não se tornou um estilo popular.

Existe um contraponto entre os adeptos da música clássica e os fanáticos da música popular, onde os segundos enfatizam a música clássica como algo antigo, fora de moda. Já compositores e estudiosos da música erudita tratam o popular como um entretenimento e criticam como sendo uma arte “vulgarizada”. Mas os dois estilos são importantes para a arte no mundo todo, pois é através do conhecimento histórico da arte, de seu estudo, notação e toda a relíquia que a música erudita traz neste tempo que se pode ter uma música popular de qualidade, inclusive com arranjos onde as duas fazem parte de uma mesma peça, distorcendo essa “batalha” musical.

Agora, levando em consideração a educação musical nas escolas, é necessário que seja adotado um meio termo, ou seja, é importante que seja estudada a partitura, as notas, as escalas e que se tenha o conhecimento da música clássica, mas não se pode forçar, pois a criança e o jovem possuem o conhecimento da música popular, que também é importante uma vez que retrata a realidade de uma região e a cultura de um povo.

É importante que os profissionais da música estudem e reflitam sobre o seu repertório. É preciso utilizar a música clássica e também o popular, pois é conhecendo suas origens, sua história e diferenças que as nossas crianças crescerão culturalmente.

Música na escola é o caminho para um cidadão mais culto.

Comentários