A arte de dar vida a uma história
Sexta, 28 de Março de 2014

Olá leitores! O texto de hoje é sobre o teatro, devido à comemoração do Dia Mundial do Teatro e também pelo grande evento que tivemos na URI, com a vinda do Pretinho Básico.

Teatro é uma forma de arte em que um ator ou conjunto de atores, interpreta uma história ou atividades para o público em um determinado lugar. O termo, além de ser o lugar onde acontece uma peça com a reunião de atores e o público, significa olhar com atenção, perceber, contemplar. Não é simplesmente ver no sentido comum, lá é possível ter uma experiência intensa, envolvente, buscando o significado profundo do que está sendo apresentado.

Ontem, 27 de março, foi comemorado o Dia Mundial do Teatro, criado em 1961, data da inauguração do Teatro das Nações, em Paris. Quanto a origem, as primeiras evidências dessa arte estão nos rituais primitivos, nos jogos, danças e nas histórias que eram contadas. Percebemos com isso que vivemos todos os dias em cena, nossa história nos permite ser o ator ou atriz principal da peça, sem perceber, somos os artistas. 

O teatro no Brasil surgiu no século XVI, tendo como motivo a propagação da fé religiosa, que visava a catequização dos indígenas, bem como a integração entre portugueses, índios e espanhóis. Durante a ditadura militar tivemos um retrocesso muito grande, pois a censura dos autores e encenadores fez com que o teatro não tivesse a importância que deveria ter. Hoje, estamos na chamada nova dramaturgia onde estão sendo feitas novas diretrizes e com certeza o teatro está voltando a ser o que era, voltando a ser cultura e tomando um rumo diferente.

Para finalizar, gostaria de parabenizar a URI por trazer um evento diferente para a volta às aulas, Pretinho Básico em: O primeiro beijo gay do teatro gaúcho. Com certeza a comunidade pôde aproveitar e rir muito com essa turma que foi muito feliz ao contar piadas voltadas a estabelecimentos e algumas pessoas conhecidas da cidade.

Não posso terminar a coluna de hoje sem pedir que possamos ter mais teatros em nosso município e quem sabe até um lugar para se fazer as peças com mais frequência, buscando pessoas da região e trazendo uma nova opção para os finais de semana da nossa cidade, um grande abraço!!

Comentários