Ovos de galinha ou de coelho? Ovos de chocolate!
Sexta, 18 de Abril de 2014

Queridos leitores, estamos na semana Santa e domingo comemora-se a Páscoa. Pensando no tema para essa semana, não poderia deixar de falar sobre esse assunto, mas como sempre, trazendo algo diferente. A páscoa como todos sabem, é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição. É o dia santo mais importante da religião cristã.

Entrando definitivamente no assunto da semana, vou comentar um pouco sobre a cultura do ovo de páscoa, essa que é uma tradição milenar e possui uma curiosidade. O ovo entregue no domingo da Páscoa era de galinha, isso mesmo, antigamente na Europa centenas de anos antes da era Cristã as pessoas pintavam os ovos de galinha com as cores da primavera para homenagear a chegada da estação. Na Ucrânia havia uma celebração para a troca dos ovos pintados em homenagem ao novo tempo. 

Na China, a cultura também era de se entregar ovos de galinha, claro que não era para ser consumido e sim para ser apreciado, pois simbolizava a vida. Os chineses cozinhavam os ovos com beterrabas para que a pintura não fosse feita manualmente. Mas o fato que interessa é que de uma maneira ou de outra, eles festejavam a Páscoa homenageando Ostera, Deusa da primavera, que era simbolizada por uma mulher que segurava um ovo em sua mão e observava um coelho que representava a fertilidade. Os Cristãos também herdaram essa tradição, a diferença é que as figuras religiosas eram pintadas nos ovos. Na Inglaterra, por volta do século 10, os reis costumavam presentear a realeza com os ovos banhados a ouro ou decorados com pedras preciosas.

No século 18, os confeiteiros franceses tiveram a ideia de fazer ovos de chocolate, que até então são entregues no domingo de Páscoa. A imagem do coelho permaneceu simbolizando a fertilidade e o ovo representando a vida. 

Encenação CLJ

Hoje à noite teremos a encenação da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus representada pelo CLJ na Praça da Matriz, uma ótima oportunidade para a comunidade acompanhar a entrega de Cristo por nós. Com certeza será emocionante!

Desejo a vocês meus leitores, uma feliz e abençoada Páscoa! 

Comentários