A expressão do corpo é o espelho da alma
Sexta, 25 de Abril de 2014

Essa semana o assunto será a dança, com certeza uma das mais belas artes, essa que tem seu papel fundamental em nossa cultura e é praticada por toda a população do mundo, pois prazeroso é expressar-se através do corpo.

A dança surgiu com a necessidade de o homem colocar para fora suas emoções. Antes mesmo de falar, os movimentos corporais são as formas de expressar-se. A dança pode ser considerada a arte mais completa, pois quem a pratica ao mesmo tempo cria um movimento e o expressa através do próprio corpo. Ela sempre teve grande importância na vida do homem, pois está presente desde os rituais primitivos, passando por acontecimentos sociais e religiosos e influenciando nos dias de hoje nossa cultura, como é o caso das músicas gaúchas e do carnaval.

A dança é uma das três principais artes cênicas da antiguidade, ao lado do teatro e da música. Caracteriza-se pelo uso do corpo seguindo movimentos previamente estabelecidos chamada coreografia ou improvisados chamada dança livre; o que há em comum é a expressão de sentimentos potenciados por elas.

Há várias formas de classificar a dança, levando em consideração os diversos critérios, por exemplo, o modo de dançar pode ser: solo, em dupla ou em grupo. A origem: folclórica, histórica, cerimonial e étnica. A finalidade: erótica, cênica, social, religiosa, coreografada.

Estamos nos aproximando do Dia Internacional da Dança, comemorado no dia 29 de abril, que foi instituído pelo CID (Comitê Internacional da Dança) da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) no ano de 1982, e com isso parabenizo a todos os meus amigos dançarinos e também a todos que possuem essa arte como profissão, pois a importância desse trabalho é tão grande que não há linhas suficientes para descrever. A região se orgulha por ter as diversas formas de dança como parte da nossa cultura, o que nos faz ricos nessa arte e nos deixa confiante nos investimentos que podem ser aplicados nos artistas do município e região. Parabéns!

Comentários