Contador: aquele que enxerga além dos números
Sexta, 06 de Junho de 2014

No texto desta semana escrevi sobre o meu curso, sobre a Ciência Contábil. É um assunto diferente dos outros abordados na coluna, mas que para mim é especial pois se trata de uma das minhas profissões, pois além de Músico, me tornarei no futuro um Contador. Escrevo também, pois foi um pedido de muitos colegas e professores leitores do nosso texto semanal.

O Curso de Ciências Contábeis da URI foi instituído em Frederico Westphalen na época da Fesau no dia 18 de maio de 1989, foi um dos quatro primeiros cursos, e foi muito bem aceito em nossa região, pois o crescimento do campo profissional fez aumentar a necessidade de se ter um curso superior na área.

A atual coordenação é do professor Osmar Antônio Bonzanini ele está em sua segunda gestão à frente do curso. Com todas as dificuldades encontradas, podemos perceber no trabalho dos nossos professores a dedicação e a vontade de fazer dos futuros profissionais os melhores. Hoje com certeza são visíveis os resultados deste árduo trabalho. Dentre as conquistas do curso de Ciências Contábeis da URI estão: 4 estrelas no guia abril de estudantes em 2013, conceito 4 no ENADE 2012, Curso recomendado para o vestibular 2014 na publicação profissões e carreiras da editora Abril onde o curso de Contábeis da URI Campus Frederico Westphalen foi considerado um dos melhores do país sendo que, existem cerca de 1000 cursos de ciências contábeis no Brasil.

 Ao final de sua trajetória acadêmica, o aluno é submetido a uma prova de suficiência pelo órgão que rege a classe o CFC (Conselho Federal de Contabilidade) para adquirir sua carteira profissional. Contábeis está entre os 4 cursos do RS que mais aprovam no exame de suficiência do Conselho Federal de Contabilidade, além disso possui alunos vindos de 34 municípios sendo eles do Noroeste do Rio Grande do Sul e do Oeste de Santa Catarina, com certeza a maior das conquistas. 

Uma das curiosidades é que o curso está sendo muito bem aceito e reconhecido pela comunidade, nos últimos vestibulares houve o ingresso de duas turmas para os primeiros semestres, isso aconteceu em 2012, 2013 e em 2014.

A grade curricular do curso prevê disciplinas como Matemática, Português, Filosofia, Sociologia, Administração, Psicologia, Direito (leis, constituição) e com certeza a prática Contábil. Com tantos cálculos nesta grade, no primeiro momento se pensa que a Contabilidade é uma Ciência Exata mas estamos enganados, pois se enquadra no Departamento de Ciências Sociais Aplicadas. 

Podemos destacar também a existência de um programa de rádio desde o ano de 2006 que passa as informações para os alunos, profissionais e para toda a comunidade que usufrui dos serviços contábeis, este programa é transmitido todos os sábados a partir das 9 horas pela Rádio Luz e Alegria AM 1160

O contador pode ser considerado um artista pois tem em seu dia a dia o poder de decisões e de fazer de sua sabedoria um verdadeiro talento profissional para auxiliar gestores e administradores com informações precisas sobre suas empresas, essas que são informações necessárias para a continuidade da empresa.

Faço aqui o meu convite, venha até a URI e conheça o Curso de Ciências Contábeis, sua estrutura e tudo o que envolve este profissional, ser Contador é ser diferente e único, é viver para fazer informações, é viver para crescer, é contar a sua história através de números e enxergar além deles.

Um grande abraço!

Comentários