Heroico filho do Barril
Sexta, 13 de Junho de 2014

Leitores, nesta semana escrevi um texto sobre um dos fatos mais importantes dos últimos anos em Frederico Westphalen e também para a região, o acesso do União Frederiquense à elite do futebol gaúcho. Nossa coluna possui o tema: Cultura e Lazer, e nada mais justo escrever do nosso querido União que hoje faz parte da nossa cultura e faz dos nossos finais de semana momentos especiais de lazer com os amigos, família e com todo o público regional.

O União Frederiquense foi fundado em agosto de 2010, com o objetivo de ter um time profissional em Frederico Westphalen e para eliminar com a rivalidade entre os dois times locais - Itapagé e Ipiranga. As cores do clube são verde, vermelho e o branco, sendo as cores de cada um dos clubes da cidade e o branco como a cor neutra.

O atual estádio do União é o Vermelhão da Colina, com capacidade para 4500 torcedores que nesses quatro anos viveram momentos bons e ruins neste estádio. Mas toda essa emoção faz bem e faz parte da história do clube. O mascote do time é o Leão, símbolo de raça e soberania, ele é chamado de Leão da Colina e faz sucesso entre as crianças e torcedores durante os jogos. 

O União Frederiquense possui um hino que particularmente acho muito bonito, pois em sua letra possui a história e o que o time representa para nosso município e região, ele pode ser decorado facilmente e possui um ritmo alegre e que contagia toda a torcida.

O time de Frederico Westphalen disputou a divisão de acesso durante quatro anos (2011 a 2014) e nesta última temporada conseguiu algo inédito e, para muitos, inacreditável, o acesso à primeira divisão do campeonato gaúcho.

O caçula do campeonato, será com toda a certeza o nosso União que estará junto aos grandes do futebol brasileiro, como é o caso de Grêmio e Internacional e também com os tradicionais times do Rio Grande do Sul, como é o caso do Caxias, Juventude e Brasil de Pelotas. O ano de 2015 promete ser de muito trabalho e de definitivamente mostrar o potencial do município a todos os cantos do Estado, pois quantas vezes ouvimos ironias em que não sabiam onde ficava situado Frederico Westphalen. Pois agora todos vão saber.

O tão sonhado acesso chegou e estou convicto de que todos apoiarão esse clube que em tão pouco tempo já nos proporcionou momentos de emoção e de muitas alegrias. Quero ver a torcida frederiquense dando um show no Gauchão 2015 pois poucos municípios colocam tanta gente em seus estádios como o União, que sempre lota o vermelhão em seus jogos. Que os grandes times cuidem-se pois o Leão chegou e vai mostrar o porquê está na primeira divisão.

Para finalizar quero dizer que a palavra que resume o meu sentimento hoje é de orgulho, orgulho de ser Frederiquense, orgulho de ser União esse que é heroico e filho do nosso querido Barril.

Um grande abraço a todos.

Comentários