Um caminho feito de serragem, arte e fé
Sexta, 20 de Junho de 2014

Nesta semana, estamos comemorando na religião católica a solenidade de Corpus Christi, esta que é considerada uma festa para os Cristãos e tem como tema principal o Cristo Eucarístico. Segundo a história, neste dia realçamos a presença de Jesus Cristo em pão que é seu corpo e vinho que é seu sangue. Neste dia, acontece também a procissão pelas ruas das cidades com a Eucaristia que sempre são acompanhadas por multidões de fiéis passando por tapetes com desenhos lembrando a paz, o amor e a união da comunidade.

A tradição de fazer tapetes para este dia vem de Portugal e é considerada uma manifestação artística popular, pois é necessário a criatividade, talento e muito trabalho na confecção dos tapetes nas vias públicas das cidades.

Durante a procissão podemos perceber vários materiais usados na produção dessas obras de arte, é o caso da borra de café, farinha, areia, flores e outros acessórios mas a principal e mais usada é a serragem que deixam as ruas mais bonitas e prontas para receber os fiéis que além de participarem dos atos da igreja, admiram a beleza dos tapetes.

Um fato interessante é que as confecções dessas verdadeiras maravilhas foram sendo no decorrer do tempo de responsabilidade das escolas, movimentos de igreja e outras instituições que se disponibilizam. Com isso podemos ver a importância da data não só para a expressão da fé, mas também para o ensino da arte nas escolas e o aprendizado das pessoas ao trabalhar manualmente com os acessórios e materiais que são incomuns no dia a dia das pessoas.

Muitas escolas e instituições estão mudando o seu jeito de enfeitar as ruas e estão colocando alimentos não perecíveis e também agasalhos no lugar de serragem, pois comemoramos Corpus Christi em nosso país no inverno, e essas peças de roupas e os alimentos após a procissão são doados para famílias carentes. Com certeza, além de fazer da solenidade um momento especial, fazem também uma boa ação e deixam as pessoas que precisam mais felizes.

Para finalizar, devo destacar a importância deste dia, não só para os fiéis mas para todas as pessoas, seja na fé, na arte de fazer os tapetes ou na admiração deles. Mais uma vez mostramos o potencial artístico do nosso povo, principalmente das crianças que fazem de um momento de fé, um momento também de aprendizado e de união.

Um ótimo final de semana a todos!

Comentários