Vida de estudante
Sexta, 11 de Julho de 2014

O que é ser estudante? Será que é apenas ler livros, discutir assuntos, fazer relatórios, provas e trabalhos? Quando colocamos este assunto em evidência, as diferentes opiniões se confrontam e não chegam a uma conclusão. Na visão do jovem, ser estudante é sofrer com as pressões e com os conteúdos que não entram na cabeça, além das provas fazerem seu papel monstruoso de deixarem os universitários sem dormir, ansiosos e nervosos. Para os pais, estudar é uma oportunidade (talvez aquela que eles não tiveram) é poder fazer amigos, é compartilhar de momentos bons e que o esforço é justo pois tudo na vida deve ter um pouco de sacrifício.

O texto que hoje apresento a vocês leitores, vem de um estudante que concorda com as duas opiniões. Que em um dia comemora a semana dos bichos e veteranos, e que no outro, “dá um braço” para ficar em casa e descansar. Que em uma semana, comemora a chegada da festa da turma e se diverte com os amigos aproveitando os poucos minutos de um intervalo, mas que na outra semana, está escondido no quarto preocupado com uma avaliação e faz dos seus cadernos e livros a companhia para uma longa noite de estudos.

Ser estudante nos permite uma visão diferente de mundo, onde podemos compartilhar de momentos únicos com colegas que todos os dias estarão conosco e se tornarão parte de nossa família, verdadeiros irmãos. Nos faz ver as pessoas diferentes, nos faz ver a realidade com outros olhos e nos faz refletir sobre o que está acontecendo ao nosso redor.

Mas a cada semestre percebemos que tudo passa, depois de rir, brigar, comemorar, e se desesperar com os trabalhos e testes, chega a hora de descansar e aproveitas as férias. A saudade bate, porque tudo isso se transforma em uma rotina, a vida universitária é uma vida em família, onde há momentos bons e ruins, mas os que ficam marcados com toda a certeza são os de alegria.

Estamos em um momento onde a angústia se torna cada vez maior e o coração aperta ao saber de cada professor se todo o nosso esforço do semestre realmente valeu. Alguns ainda passarão por mais testes e por mais dias de solidão em seus quartos, outros vão respirar aliviados pela aprovação. O que vale ressaltar é que a nossa vida de universitários vai nos colocando as pedras necessárias para alcançarmos o objetivo principal, a construção de uma profissão, a construção de um futuro. Que nós jovens, possamos sentir na dificuldade dos testes e dos exames o “gostinho” da formatura e do futuro que poderemos ter ao vencermos as batalhas de um estudante universitário.

Uma excelente sexta-feira a todos!

 

Comentários