A vida registrada com um clique
Sexta, 22 de Agosto de 2014

Nesta semana vou comentar um pouco sobre a fotografia, esta arte que possui uma história com muitos anos desde sua invenção, passando pelas fotos preto e branco e que hoje mais do que nunca, está sendo estudada e utilizada pelos jovens e por todos que gostam de fazer um registro de algum acontecimento importante, lugares, lazer, família, ou mesmo uma foto própria que chamamos de selfie.

Se estudarmos a fotografia em sua totalidade, passaremos horas lendo e entendendo a forma de registrar os momentos importantes da vida. Existem estudos que a fotografia já havia sido descoberta antes de Cristo e que passou por muitas etapas até alcançar a popularidade que se tem nos dias de hoje. Em 1839, depois de anos de pesquisa, foi lançada a fotografia pelo francês Louis M. Daguérre, e fica claro que depois desse tempo muito foi estudado sobre a arte.

Passando por vários processos em seu desenvolvimento podemos notar que vivemos em alguns deles, o estudo da fotografia entre elas a passagem do preto e branco para a foto colorida, a foto digital e agora a própria foto, onde a pessoa pode registrar-se próximo a alguém ou algum lugar.

Comum hoje na juventude, no círculo de amizades é o registro diário dos momentos através da selfie. Jantas, festas, viagens, momentos bobos e também os importantes, são registrados e acabam fazendo parte de encontros para relembrar e também as redes sociais. A fotografia hoje se tornou algo comum a todas as pessoas e faz com que muitos momentos possam ser lembrados esses que podem ser de felicidade ou mesmo de emoção. Algo importante que destaco é que poucas pessoas estão revelando as fotos o que é mais comum em formaturas, casamentos, pois a foto digital ou através do smartphone faz com que os jovens passem as fotos entre si e podem tê-las em sua mão sem necessitar de um álbum de fotografia algo que já pode ser considerado retrô.

Falar sobre fotografia nos permite escrever páginas e páginas pois o assunto é extenso e, com certeza, seria impossível colocar tudo o que essa arte nos permite fazer dentro das poucas linhas que escrevo. Fotografar é eternizar os momentos importantes. O mundo sem a fotografia seria muito diferente, seria sem luz, seria com poucas lembranças. Nesta oportunidade também parabenizo a todos que trabalham com esta arte e que ela possa estar ainda mais em nossas vidas deixando sempre o registro da vida para nossos filhos e para nós no futuro.

 

 

 

Comentários