Eu sou do Sul
Sexta, 19 de Setembro de 2014

Uma história é marcada por muitos fatos dos quais nem sempre podemos ver somente sorrisos mas também tristezas e decepções, lágrimas e raça, poder e glória, e no final dela orgulho. Uma história linda, em busca de liberdade, igualdade e humanidade, essa é a história do meu Estado, o Rio Grande do Sul.

Comemoramos no dia 20 de setembro o início da Revolução Farroupilha, a guerra que foi o grito do nosso povo clamando liberdade e mostrando o descontentamento dos gaúchos em relação ao Império Brasileiro.

O nosso Estado possui uma história muito linda e que merece ser estudada e lembrada por todos, nossa cultura é exemplo para o Brasil e nesta época o orgulho toma conta de todos os gaúchos que se reúnem e festejam na Semana Farroupilha. A nossa tradição é o marco deixado de outras gerações e que hoje se fazem presente nas roupas, na dança e na culinária. Podemos ver os nossos costumes sendo usados pelo povo gaúcho e também por aqueles que são de outros estados mas que admiram o Rio Grande.

Neste ano, o tema da Semana Farroupilha em nosso Estado é: “Eu sou do Sul” e a importância dessa frase faz com que principalmente os jovens e adolescentes do nosso Estado se voltem para a tradição gaúcha que muitas vezes é esquecida no dia a dia. Com certeza esse tema vem para que todos sintam orgulho de ser Gaúcho e que se possível façam dos costumes do Rio Grande do Sul, uma forma de demonstrar o amor pelo Estado.

Não posso deixar de escrever sobre o CTG e a importância dessas instituições para a cultura do estado, é dentro dos “galpões” que vivemos e percebemos quão bonito é o Rio Grande do Sul através das danças ensaiadas durantes as madrugadas pelas invernadas e durante as apresentações. Hoje possuímos Centros de Tradições Gaúchas por todos os lugares do mundo, pois o gaúcho pode até sair do seu Estado, mas o Estado não sai dele.

Estamos na Semana Farroupilha e fica aqui o meu convite a todos, vamos aproveitar essa semana e mostrar o nosso amor ao Rio Grande do Sul, participar das atividades e festividades que acontecem diariamente em nossa praça municipal. Vamos nos vestir com as roupas tradicionais, tomar um bom chimarrão, dançar a música gauchesca e cantar o nosso hino que é tão lindo. Não podemos esquecer que essa semana é a nossa oportunidade de homenagear o nosso Estado. Convido também a todos os meus leitores para que não sejam somente gaúchos de Semana Farroupilha, mas que diariamente possam usar e mostrar o que o nosso Estado possui para que todos vejam que nós somos do Sul e temos orgulho da nossa tradição.

Comentários