Um mês cor-de-rosa
Sexta, 24 de Outubro de 2014

Estamos nos encaminhando para o final do mês de outubro e nesta semana vamos tratar sobre um assunto que possui extrema importância para toda a sociedade, principalmente para as mulheres. Neste mês é feito um alerta a todas as mulheres, através da campanha de conscientização Outubro Rosa. Esse movimento tem como objetivo mostrar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Há alguns anos essa campanha está fazendo o seu papel. Em 1990, foi lançado o laço cor-de-rosa, distribuído na chamada Corrida da Cura, e até hoje é o símbolo da campanha. Mas foi somente em 1997 que as empresas e as pessoas começaram a comemorar e a fazer ações para a prevenção do câncer de mama, e cada dia muitas pessoas estão aderindo à ideia e trabalhando para essa cultura de conscientização. No Brasil, a primeira iniciativa foi em 2002, em São Paulo, e hoje está presente em todo o país, fazendo parte todos os anos de palestras, comentários e embelezando com a sua cor característica os monumentos e prédios públicos por todo o Brasil.

A prevenção para a doença não deve ser feita somente neste mês, mas em todos os meses do ano. Apesar disso, outubro foi escolhido porque, nos Estados Unidos, a maioria dos estados possuíam ações referentes ao assunto nesse mês, que posteriormente foi considerado o mês da prevenção ao câncer de mama. O rosa representa muito bem a alma feminina, mostrando a leveza e a importância da vida das mulheres, e é claro que não é de hoje que conhecemos a cor como “feminina”, segundo a própria história, cor-de-rosa representa os lábios carnudos, partes íntimas e também os seios.

Acredito que essa seja uma campanha muito importante e que todas as pessoas devem envolver-se com ela, seja iluminando sua residência, usando peças de roupas, ou mesmo comentando e passando adiante informações para que todas as pessoas saibam e possam prevenir essa doença que a cada dia tira a vida de muitas pessoas.

Não poderia deixar de escrever e parabenizar a comunidade frederiquense por ter aderido à campanha do Outubro Rosa e com isso deixar a cidade ainda mais bonita e informada com relação ao assunto. Parabéns por iluminarem os seus patrimônios e estabelecimentos públicos e privados. Gostaria de ver, se possível no ano que vem, a nossa catedral, os próprios santuários Cristo Rei e Schoenstatt, nossas universidades e outros prédios públicos todos iluminados para que todas as pessoas saibam da importância da prevenção e conscientização sobre o câncer. Com certeza uma iluminação azul em novembro cairia muito bem para as noites de Frederico Westphalen e região, pois o Novembro Azul também é um movimento importante e deve ser lembrado por todos.

Um ótimo final de semana a todos! E também desejo um voto consciente neste segundo turno...

Comentários