A Ineficiência do Sistema de Ensino e Educação
Sexta, 06 de Dezembro de 2013

 

Bom dia mui amados leitores. É com sincero pesar que escrevo essa coluna, mas como o ano 2013 já está acabando, lanço sementes de esperanças à história sociopolítica de 2014. 

Aprendiz: Mestre; foi divulgado mundialmente que o Sistema de Ensino e Educação da Nova Canaã está formando legiões de analfabetos funcionais há mais de uma década. Isto foi verificado através do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA: Programme for International Student Assessment - Paris/França) desenvolvido pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Comprovou-se que os alunos da Nova Canaã estão cerca de 100 pontos abaixo da média internacional, colocando o país entre os piores colocados no ranking mundial, como em Leitura (55º de 65 países). O que esse índice revela Mestre? 

Mestre: Este índice revela que os nossos alunos conseguem ler, mas, não sabem refletir o que foi lido e, portanto, não compreendem o que leram. Cerca de 50% dos alunos avaliados atingem apenas o primeiro nível (não alcançam o nível 2) de 6 níveis no sistema de avaliação. Para exemplificar, seria como se o aluno tirasse a nota 1,6 na avaliação sendo que a nota máxima é 10. Ou seja, com a nota 1,6 o aluno está reprovadíssimo!!!

Aprendiz: Segundo os dados internacionais, os alunos da Nova Canaã ficaram com o oitavo pior lugar (58º de 65) na listagem mundial em Matemática. Como podemos entender essa informação?

Mestre: A Ciência da Matemática é muito importante para desenvolver o raciocínio lógico e dedutivo, possibilitando à mente do indivíduo formar estruturas e padrões psíquicos que o habilitam a compreensão do mundo (micro e macrocosmo). Portanto, com base nos dados da avaliação, os alunos não apresentaram capacidade suficiente de raciocínio lógico; de cada 3 alunos avaliados 2 (ou seja, 66,6%) não conseguiram desenvolver relações com números decimais, frações, percentuais e nem compreenderam dados que são expressos na forma de gráficos.

Aprendiz: Ainda, na avaliação internacional, no campo das Ciências os alunos atingiram o 7º pior lugar do ranking mundial (59º de 65). O que significa isso?

Mestre: Primeiro tens que entender que a compreensão dos estudos das Ciências é dependente do domínio apresentado nos dois temas avaliados anteriores (Leitura e Matemática). Logo, esse resultado infeliz, horrível, obtido na avaliação de Ciências dos alunos da Nova Canaã não foi uma surpresa, mas uma consequência óbvia. 

Aprendiz: E qual a importância desse estudo das Ciências, Mestre?

Mestre: Esse estudo é muito importante, pois através dele é que o ser humano desenvolve a capacidade de compreensão dos fenômenos que existem (ser humano, planeta, universo). Ou seja, permite entender os por quês?. Exemplo: Por que o céu é azul? Por que é importante existir um sistema de tratamento de água e esgotos num município e suas relações com doenças e mortes? Esse estudo inicia lá na infância, quando a criança faz uma sementinha de feijão germinar num potinho com algodão e água. O que a água faz dentro da semente “bioquimicamente”?!

Aprendiz: Depois dessas explicações, que conclusão tem sobre o Sistema de Ensino e Educação da Nova Canaã, Mestre?

Mestre: O Sistema de Ensino e Educação está ineficiente; politicamente equivocado. É um engodo Nacional e as consequências são desastrosas e já visíveis à sociedade que, esperançosamente, quer a igualdade, fraternidade, justiça, paz, boa remuneração por trabalho digno e quer ser feliz. Tem que mudar. Tenham uma ótima semana e que Deus ilumine vossas mentes e corações!

 

Comentários