ÁGUA
Sexta, 30 de Janeiro de 2015

Bom dia mui amados leitores, vamos entender a importância desse bem natural comum.
Aprendiz: Mestre; diariamente fazemos o uso da água para beber, para produzir alimentos, para cozinhar, para lavar, para fabricar remédios e outros produtos industriais e muito mais. Até para o batismo é necessário usar a água. Por que a água é tão importante?
Mestre: O planeta Terra é denominado de “Planeta Água”, pois contém água livre, no estado líquido, e com a presença de água livre surgem possibilidades da vida. A vida, no sentido biológico, só é possível devido à existência da água no estado líquido-livre. Assim, todos os seres vivos estão constituídos de água no seu organismo, por exemplos: ser humano (70% água); tomate (94%); alface (96%); peixes (70%), aves (75%); insetos (12%); minhocas (80% de água).
Aprendiz: Mas, por que precisamos tomar água diariamente se o organismo já tem tanta água?
Mestre: É necessário que os seres vivos, como nós, tenham uma ingestão diária em torno de 1,5 a 2 litros de água, pois a água serve para muitas funções vitais, como: facilitar a entrada e saída de substâncias no organismo (células, tecidos, órgãos), participar de reações bioquímicas, promover a regulação da temperatura corpórea, equilibrar as relações ácido/base, formar novos compostos químicos. O organismo humano saudável e sem estresse aproveita parte da água para aquelas funções e outra parte é descartada (perdida), como: na eliminação de substâncias tóxicas através da urina (cerca de 1 litro diário), na transpiração corpórea (1/4 de litro), na respiração (1/10 de litro), na evacuação (1/4 de litro). Portanto, é necessário beber a água diariamente para repor aquela água que foi utilizada pelo organismo na realização de suas funções normais.
Aprendiz: Se todo o ser vivo é constituído de água, então, para gerar os alimentos que nutrem os seres humanos, também é necessário fornecer água para as plantas e para os animais se desenvolverem.
Mestre: Exatamente, por exemplo: para produzir um quilograma de batatas são gastos 150 litros de água; para produzir um quilograma de bananas são gastos 500 litros de água; para produzir um quilograma de arroz é gasto 2.500 litros de água na lavoura. Para produzir um quilograma de carne de frango é gasto cerca de 4.000 litros de água e para produzir um quilograma de carne bovina é necessário fornecer cerca de 17.000 litros de água durante todo o período de criação do animal até o abate. 
Aprendiz: Nossa! Quantos quintilhões de litros de água devem ser gastos diariamente para produzir os alimentos da humanidade? E para produzir os bens materiais?
Mestre: É verdade. Em todo o processo de produção é necessário fazer o uso da água, quer seja para produção de alimentos ou produtos manufaturados, calça jeans (10 mil litros de água); automóvel pequeno (15.000 litros de água) e a água também serve para gerar energia elétrica. Portanto, é necessário que os administradores públicos desenvolvam políticas de gestão desse patrimônio da vida do planeta (água) com a participação de todos, para que nunca falte água e para que todos possam usufruí-la adequadamente. Tenham uma ótima semana e que Deus ilumine vossas mentes e corações!

Comentários