TEMPO PARA EDUCAR
Sexta, 20 de Março de 2015

Bom dia mui amados leitores. Pensando sobre o perturbado cenário político, econômico e social do país, emerge aquela velha pergunta: onde foi que erramos...?

Aprendiz: Mestre; existe alguma origem para tanta desordem na vida social, política e econômica do país?

Mestre: Existe um ditado popular que diz: o tempo é o melhor remédio para todos os problemas. Com relação à desordem sociopolítica e, consequentemente, econômica que atinge o país e afligem as pessoas, o próprio tempo surge tanto como agente causal de problemas como fonte de solução. 

Aprendiz: Como assim mestre? Como pode o tempo ser um agente causal e solucionador de problemas? Por acaso o tempo não é apenas uma grandeza física associada a percepções humanas a determinados eventos e relações espaços-ambientais?

Mestre: Sim, mas o tempo também pode ser definido em termos biológicos, psíquicos, metafísico e cronológico, como as quantidades de períodos no espaço da vida e das relações humanas. Por exemplo: quanto tempo o ser humano precisa para dormir diariamente, quanto tempo é preciso para o organismo humano se desenvolver normalmente durante as fases da vida (gestação, infância, adolescência, adultez, velhice), quanto tempo é necessário para conhecer alguém e ser conhecido antes de um envolvimento corporal e psíquico? Salomão, na sua singela sabedoria, expressou:Tudo neste mundo tem seu tempo, cada coisa tem sua ocasião”. 

Aprendiz: Mas o que esses tempos têm a ver com os problemas que surgem no país, como a corrupção, a crise econômica, o desemprego, a falta de excelentes profissionais, a falta do senso de responsabilidade política e social, a falta de valores éticos e morais para nortear um programa de desenvolvimento salutar, próspero à nação?

 

Mestre: Reflita comigo: a base da sociedade é a família. Logo a família é a origem dos futuros reflexos, consequências, na sociedade. Assim, quanto tempo é necessário para bem educar uma criança? Quem são os responsáveis pela educação desta criança? Existe amor na relação? Quanto tempo os pais dedicam para conhecer seus filhos? Quanto tempo diário pai e mãe utilizam para educar a criança? Quanto tempo diário pai e mãe trabalham? Jornada de 8, 10, 12, 14 horas diárias e para quê? Quanto tempo sobra para os pais educarem seus filhos após a jornada cansativa de trabalho diário? Quanto tempo os pais dedicam para conversar e instruir seus filhos aos bons valores humanos e sociais. Quanto tempo os pais dedicam para abraçar seus filhos diariamente? Quanto tempo os pais dedicam para brincar com seus filhos? Quanto tempo os pais dedicam para conhecer os sonhos e sonhar com seus filhos? Quanto tempo os pais dedicam para compreender as incertezas, inseguranças e aflições de seus filhos? Se um dia você olhar para o seu filho e exclamar: “Nossa! como meu filho(a) cresceu rápido e eu nem percebi!” Preocupe-se! É chegado o tempo dos meros expectadores da vida tomarem consciência que os problemas afligentes sociais são consequências do mal uso do tempo: na criação, na educação, na formação, no trabalho, nas relações humanas e amorosas, do tempo passado. Ainda há tempo...Tenham uma ótima semana e que Deus ilumine vossas mentes e corações!

Comentários