Brasil: aumento de 751% no PIB
Sexta, 15 de Maio de 2015

Bom dia mui amados leitores. Certamente, o título desta coluna suscita a seguinte pergunta: Como o Brasil aumentará 751% do seu Produto Interno Bruto?
Aprendiz: Mestre; o país está passando por várias dificuldades no seu desenvolvimento social e econômico. Diariamente, despertamos com novas denúncias de participação de autoridades no caso de corrupção da Petrobrás descobertas pela Operação Lava-jato. Nesta semana, a distinta Sra. Nelma (doleira) relatou em seu depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito que o país não está em crise por causa do esquema de corrupção descoberto na Petrobrás, mas que a crise é decorrente do medo daqueles que fazem o país funcionar pela corrupção, em outras palavras, ela disse que a corrupção é a engrenagem principal de desenvolvimento do país. Nesse sentido, seria possível acreditar que toda a máquina de funcionamento do(s) governo(s) estatal(is) estaria envolvida em outros esquemas de corrupção. Assim, mestre, por acaso não deveriam investigar as outras empresas estatais? E quais são as principais empresas brasileiras?
Mestre: Primeiramente, é triste acreditar que a corrupção seja a peça principal na engrenagem de desenvolvimento deste país, mas caberá as agências oficiais promover as devidas investigações, similarmente as ações da Polícia Federal e do Ministério Público na Operação Lava-jato. Com relação às empresas estatais, pode-se dizer que as principais empresas no país que detém, majoritariamente, o patrimônio nacional são: Petrobrás; BR Distribuidora; ECT (correios); Sabesp; Cemig; Itaipu; Copel; Tag; Transpetro; Celesc; Eletronorte; Furnas; Chesf; Cesp; Copasa; Cedae; Infraero; Celg; Casa da Moeda; Liquigás; Eletrobrás; Embasa; Sanepar; CEEE; Metrô; CPTM; Corsan; Eletronuclear; Serpro; Bahiagás; Compesa; Saneago; CEB; Innova; Caesb; Comlurb; Gasmig; Dataprev; HCPA; Eletrosul; Eletrobrás Alagoas; Cagece; Terracap, Bancos, além de outras menores.
Aprendiz: Mas se todas as empresas estatais forem investigadas e se todos os culpados fossem penalizados pelo judiciário, que benefício traria para o país?
Mestre: Se esta ampla depuração nas grandes empresas brasileiras vier a acontecer, surgirá uma nova perspectiva de evolução para o povo brasileiro, com benefícios sociais e econômicos. Estará sacramentada a vitória da justiça perante a impunidade, a vitória das premissas constitucionais perante as máfias. Assim, será institucionalizada a nova base cultural do povo, acimentada nos bons valores humanos, éticos, morais que são introjetados no ser humano pelo processo educacional desde a primeira infância e, portanto, devem balizar as organizações humanas para o desenvolvimento sustentável da nação.
Aprendiz: Mas mestre, como seria possível elevar o PIB do Brasil em 751%?
Mestre: Simples: através da Educação! Conforme os estudos internacionais da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) que tem sede na França. Tenham uma ótima semana e que Deus ilumine vossas mentes e corações!

Comentários