BRAVO! BRAVÍSSIMO!!!
Sexta, 26 de Junho de 2015

Bom dia mui amados leitores. Rendo graças a duas maravilhosas crianças: Augusto Theodoros R. F. da Costa (8 anos) e Édson João Guarnieri (11 anos)! E por quê?!

Aprendiz: Mestre, ouvi dizer que no passado existiram grandes gênios das artes, das músicas e que associavam os estilos, gêneros, as expressões artísticas em períodos históricos. Que períodos foram esses?

Mestre: A música sempre esteve associada ao processo de desenvolvimento do ser humano ao longo da história das civilizações, sendo, inclusive, utilizada como meio de comunicação entre pessoas e povos distantes, além de ser usada para enaltecer o corpo, a mente e o espírito. Dentre os principais períodos históricos da música, destacam-se: o Renascentista, o Barroco, o Clássico, o Romântico, o Moderno e o Contemporâneo.    

Aprendiz: Na música, que instrumento alcançou elevado destaque na maioria dos períodos musicais e quem foram e são os grandes compositores da humanidade?

Mestre: Pode-se dizer que foi o piano a partir de meados do período Barroco e principalmente no Clássico à atualidade. Assim, destacaram-se grandes compositores como: J. S. Bach (Barroco); Wolfgang Amadeus Mozart (Clássico); Ludwig Franz Bethovenn, Frederik Chopin, Niccoló Paganini, Johannes Brahms, Franz Schubert (Romântico); Moderno e pós-moderno (Guiomar Novaes, Igor Stravinsky, João Carlos Gandra da Silva Martins, Nelson Freire, Paul Badura-Skoda, Villa Lobos); Contemporâneo (Ludovico Einaudi, Yann Tiersen, Lee Ru-ma, Yanni Chrysomallis). 

Aprendiz: Mas e hoje? Onde nascem esses pianistas, gênios da música universal? 

Mestre: Eles nascem em qualquer parte do mundo, em cidades grandes, pequenas ou pequeninas, mas suas mentes e almas são imensas. Porém, mais importante é reconhecer os gênios desde pequeninos e incentivá-los ao desenvolvimento nos seus municípios, pois eles levarão suas naturalidades e a música de excelência ao conhecimento do mundo. Parabéns aos pequenos pianistas e futuros grandes mestres: Augusto Theodoros (estilo mais Contemporâneo) e Édson João Guarnieri (estilo mais Romântico). Ambos possuem sonhos na área musical e foram revelados no Festival Cultural Atena (20/06/2015) no município de Frederico Westphalen-RS. O pequeno pianista Édson Guarnieri me revelou um sonho: “ganhar um piano acústico”. Contribua na realização do sonho desse pequeno pianista que certamente entrará para história dos grandes compositores mundiais, doe um piano acústico ao pequeno mestre Guarnieri. Para maiores informações (55-99483121/55-37448964/prof. Jefferson). Invistam na Cultura, nas artes e nos virtuosos talentos. Tenham uma ótima semana e que Deus ilumine vossas mentes e corações!

Comentários