Balanço 2013: Aprovação!
Sexta, 27 de Dezembro de 2013

Bom dia mui amados leitores, o novo ano já se aproxima, novas expectativas, como os sinos de uma igreja, batem na mente do aprendiz ecoando o som de boas novas!

Aprendiz: Mestre, mestre, o novo ano está chegando! O que eu posso esperar para 2014!

Mestre: Em grande parte, dependerá do que aprendeste em 2013. Vamos fazer um balanço dos teus conhecimentos! Primeiro, responda: como o ser humano vem ao mundo e em que condição se encontra em termos de conhecimento?

Aprendiz: Bem, todo ser humano vem ao mundo nu, despido de vícios, sem orgulho, cego, ignorante e dependente de outros. Contudo, ele vem apto para aprender.

Mestre: Muito bem, e o que mais?

Aprendiz: À medida que o ser humano vai crescendo – rumo à maturidade – interage com os fatores do meio e com outros seres vivos a fim de obter certo conhecimento, porém ainda sem a compreensão da fenomenologia do Universo (micro e macrocosmos). Logo, o homem nasce na escuridão, cego, sem a luz do conhecimento.

Mestre: Segunda pergunta, qual é o primeiro princípio que rege os Universos?

Aprendiz: O princípio da dualidade, por exemplo, que tudo no universo se encontra em partes contrárias, opostas, (complementárias), como o dia e a noite; como o positivo e o negativo; como o sol e a lua; polo sul e o polo norte; macho e fêmea; certo e errado; amor e ódio, ignorância e sabedoria. 

Mestre: E como podes relacionar esse princípio à jornada do conhecimento?

Aprendiz: Que todo aprendiz vai se defrontar com o próprio conhecimento para tentar crescer e evoluir, questionando o meio, instrumentos e os próprios agentes do conhecimento. Pode, inclusive, se revoltar àqueles que possuem muito conhecimento (luz), uma vez que a intensidade dessa luz poderá propiciar repulsão e até mesmo a irracionalidade (cegueira), similarmente a abertura da janela que permite a entrada de raios luminosos num quarto escuro, onde alguém dorme e sofre ao perceber a luz irradiando seus olhos.

Mestre: E qual é o segundo princípio?

Aprendiz: Que os acontecimentos são cíclicos, assim com o ciclo das chuvas (ciclo das águas); o ciclo das estações; o ciclo do nitrogênio e do carbono.

Mestre: Muito bem e o que aprendeste neste contexto acerca das leis que regem o Universo físico?

Aprendiz: São as leis da Inércia (tendência de tudo permanecer como está) e da Ação e Reação. O ser humano precisa do conhecimento para crescer, mas se ele não tiver a humildade, resiliência, aceitação, paciência, tolerância, dedicação, persistência e fé – no caminho do conhecimento – ele não evoluirá. 

Mestre: E por quê?

Aprendiz: Porque o ser humano que não detém aquelas qualidades, nunca terá sabedoria para compreender a fenomenologia do universo, de si mesmo e das relações sociais. Ele permanecerá fazendo sempre as mesmas coisas (cíclicas), lutará contra si mesmo (Ação e Reação), se considerará uma vítima de tudo e culpará os outros pelos seus infortúnios.

Mestre: Parabéns! Estás aprovado. Plantaste as sementes do conhecimento em 2013, cuidaste para que cada grãozinho do saber germinasse e vicejasse com saúde, beleza e vigor. A luz já brilha com beleza na tua mente. Logo, no futuro tu, caríssimo aprendiz, colherás sabedoria. Tenham todos um ótimo final de 2013 e Feliz e Próspero 2014!!! Que Deus ilumine vossas mentes e corações!

Comentários