Saneamento básico, meio ambiente e saúde
Sexta, 17 de Janeiro de 2014

Bom dia mui amados leitores. 

Aprendiz: Mestre, ouvi dizer que em 2014 terminará o prazo para os municípios se adequarem a Lei de saneamento básico. Que Lei é essa e qual a importância para nós?

Mestre: É a Lei no11.445 de 5 de janeiro de 2007 que estabeleceu as diretrizes nacionais para o saneamento básico. Sua importância está relacionada aos benefícios para o meio ambiente, sustentabilidade e à saúde humana (da população). 

Aprendiz: Como assim mestre? Podes explicar melhor?

Mestre: Claro! O saneamento básico diz respeito às operações e processos que precisam ser gerados para adequar a água aos critérios de potabilidade (água potável, boa para consumir) para que a população possa fazer uso dessa água (como beber, cozinhar, banhar-se, e demais atividades) sem sofrer qualquer tipo de dano, que ocorreria se a água tivesse má qualidade. Ou seja, a água que é um bem público precisa ser tratada antes de chegar às nossas casas e empresas para que possamos usar. Ainda, a Lei faz referência às questões de limpeza urbana.

Aprendiz: Com relação à água, como ela deve ser tratada para o uso das pessoas? 

Mestre: Antes de ser utilizada, a água precisa ser tratada na Estação de Tratamento de Água, para que sejam removidos as principais substâncias e organismos que podem causar danos sérios à saúde humana, como por exemplo: resíduos de solo, minerais e metais pesados, microrganismos que causam doenças (patogênicos: bactérias, fungos, algas, protozoários, vírus).

Aprendiz: E depois de usar a água, o que deve ser feito?

Mestre: Conforme a própria Lei no 11.445, a água que já foi utilizada pelo ser humano, por exemplo: através das atividades fisiológicas (urina, fezes), das atividades do lar, atividades agrícolas e industriais essa água precisa ser tratada antes de ser lançada no meio ambiente para que não promova a poluição do solo, do ar e das águas (sangas, córregos, riachos, rios, açudes, fontes, lençol freático, poços, lagos, lagoas e aquíferos), poluições que afetariam todo o ecossistema. 

Aprendiz: E como a água deve ser descartada no meio ambiente após o uso?

Mestre: Após ser utilizada, a água de uso doméstico recebe a denominação de esgoto doméstico e a água das atividades de produção é nominada de esgoto industrial. Portanto, esses esgotos que são águas contaminadas - antes de serem lançados no meio ambiente - precisam ser tratados nas Estações de Tratamento de Esgotos para que não gerem danos ao meio ambiente, como as poluições do solo, atmosférica (ar) e hídrica (das águas); e nem causem danos a saúde das populações. 

Aprendiz: Agora eu entendi o sentido e a importância da Lei no 11.445. A água que é a fonte fundamental da vida e das atividades humanas é para todos, por isso é considerada um bem público. Logo, é dever dos governantes promover os meios para o seu tratamento antes e depois de usar. Mas como a água é um bem público, todos os cidadãos também devem cuidar e preservar. Tenham uma ótima semana e que Deus ilumine vossas mentes e corações!

Comentários