Desenvolvimento rural sustentável
Sexta, 18 de Agosto de 2017

Bom dia, mui amados leitores. Há tempos que os trabalhadores rurais não se fazem tão presentes nos noticiários, mesmo sendo estes os trabalhadores brasileiros que são responsáveis pela geração de alimentos para toda população e até para o mundo.

Aprendiz: Diariamente todas as pessoas do país precisam se alimentar. De onde vem esses alimentos e quem os produz?

Mestre: Os alimentos, quer sejam in natura (não processados) ou industrializados, provêm como fruto do trabalho na agricultura e pecuária, ou seja, a fonte de produção está no meio rural dos municípios. Os trabalhadores do meio rural são denominados de agricultores, pecuaristas e os extrativistas que retiram os produtos diretamente da mata. É possível utilizar outra denominação para os produtores rurais: a) Produtores da agricultura familiar, os quais produzem os alimentos básicos para abastecer a mesa da população, por exemplo leite, milho, feijão, aipim, hortifrutigranjeiros como alface, agrião, tomate, couve, repolho, cebola, cebolinha, cenoura, pepino, laranja, limão, bergamota, morango, banana, pinhão.., ainda produzem aves, suínos, peixes e ovos; b) Produtores do Agronegócio que produzem alimentos em grande escala, principalmente como matéria-prima para atender às indústrias e o mercado de exportação, tais como a soja, arroz, milho, trigo, café, algodão, girassol, canola, cana-de-açúcar, carne bovina.

Aprendiz: Então, parte da população rural basicamente trabalha para alimentar o povo brasileiro e a outra parte trabalha para gerar saldo positivo na balança comercial do país. De qualquer forma, ambos os trabalhadores rurais obtêm o fruto do trabalho através dos recursos da natureza, do meio ambiente. E como está o meio ambiente nas propriedades geradoras de alimentos?

Mestre: O meio ambiente sofre alterações para gerar a produção agrícola em diversos níveis e, infelizmente, os produtores rurais e até mesmo as autoridades governamentais não têm dado a devida atenção às questões ambientais. Em alguns casos, os trabalhadores nem possuem informações e muito menos recebem cursos ou capacitações para produzir protegendo os recursos naturais. Assim, tem sido comum encontrar propriedades rurais com fontes de água contaminadas por microrganismos do grupo coliformes fecais. Tem sido comum encontrar resíduos de substâncias tóxicas provenientes do manejo inadequado de fertilizantes e agrotóxicos, até mesmo no uso de dejetos animais como adubos, não tem sido incomum encontrar doentes no meio rural. Está na hora de olhar para o trabalhador rural e seus familiares a fim de que a produção agrícola e os alimentos para a população e o mundo tenham melhor qualidade, melhor rendimento, gerem maior renda e menor impacto no meio ambiente e que mantenham a saúde e a qualidade de vida aos trabalhadores rurais e de seus familiares, ou seja, é preciso qualificar o trabalhador rural para gerar o desenvolvimento rural sustentável. Tenham uma ótima semana e que Deus ilumine vossas mentes e corações!

Comentários