Feliz Aniversário!
Sexta, 28 de Fevereiro de 2014

Bom dia mui amados leitores. Nesta data querida Frederico Westphalen comemora 59 anos de vida! Qual será o pedido do nobre e Exmo. Prefeito Roberto Felin Jr?! E de cada cidadão frederiquense?!

Aprendiz: Mestre, há muito temos conversado a respeito da família para o desenvolvimento da boa personalidade nas crianças, futuros cidadãos da Nova Canaã. Verificamos a importância dos laços de afetividade que devem existir entre mãe e filho(a), entre pai e filho(a), mãe e pai, a fim de que haja uma relação amorosa entre ambos, a qual propicia a harmonia no espaço em que todos vivem, denominado de lar. Também vimos que a falta desse vínculo de afetividade dos pais com a criança poderá disparar os processos psíquicos formadores de uma personalidade doentia capaz de promover no futuro adulto as mais variadas formas de violência no seio da família e da própria sociedade. Após esses estudos humanísticos, que pedidos poderíamos almejar para Frederico Westphalen no dia do seu 59º aniversário, Mestre?

Mestre: Antes de realizarmos os devidos auspícios nesses 59 anos de Frederico é preciso deixar claro que a estrutura da sociedade é similar a estrutura das famílias, porém de modo extenso. O assunto é complexo, mas para facilitar a compreensão podemos inferir que estruturas familiares equilibradas - pai, mãe, filho(s) - propiciarão uma sociedade harmoniosa. Famílias honestas e trabalhadoras geram uma sociedade digna e próspera. Por outro lado, famílias desequilibradas propiciam a desordem social.

Aprendiz: Mestre, essa visão da sociedade como sendo uma grande e imensa família, já que a sociedade é formada por todos os membros das famílias, facilita a compreensão e o entendimento do que acontece na sociedade. Podes dar um exemplo?

Mestre: Sim, aquela criança que cresceu sem a afetividade da figura paterna, que sofreu a indiferença do seu pai, cresceu pensando ser um peso para a sua família e viu seu pai bater na sua mãe, poderá se tornar num adulto desrespeitador das normas da boa convivência, desrespeitador das leis, descrente das virtudes humanas, descrente de um ser Divino do bem maior e, consequentemente, promoverá a corrupção e as diversas formas de violência e crimes na sociedade. Também é importante lembrar que todo pai já foi um filho e, quando adulto, “tenderá” a desenvolver na sua família tudo aquilo que sofreu quando foi criança. É o princípio da repetição. Então, Aprendiz, o que devemos desejar a Frederico Westphalen no seu aniversário?

Aprendiz: Harmonia! Mas como a obteremos? Que ações podem ser inspiradas?

Mestre: Valorizando a família na sociedade e favorecer a harmonia na estrutura familiar e social. Podem-se inspirar ações que promovam e destaquem a Educação na sociedade (eleva a autoestima dos filhos). Gerar mais e melhores condições de trabalho (que dignifiquem os pais). Trazer a polícia militar e civil para as ruas em ações comunitárias e de lazer. Promover discursos dialógicos integrados na praça entre representantes das mais diversas áreas da sociedade, como: clero, autoridades civis e militares, do executivo, legislativo, judiciário, dos educadores das escolas, de historiadores, da saúde, da mídia, dos mestres e doutores das Universidades, dos empresários, das famílias rurais e urbanas... A sociedade é essa grande família! FELIZ ANIVERSÁRIO FREDERICO WESTPHALEN! Tenham uma ótima semana e que Deus ilumine vossas mentes e corações!

Comentários