Polo educacional westphalense: a incubadora do desenvolvimento regional
Sexta, 14 de Março de 2014

Bom dia mui amados leitores. Frederico Westphalen poderá se tornar na maior incubadora do desenvolvimento regional sustentável, tão almejado por todos. 

Aprendiz: Frederico Westphalen possui muitas instituições de Ensino. Qual a importância dessas instituições e sua relação com o desenvolvimento do município e região?

Mestre: Além do ótimo ensino fundamental e médio no município que é gerado pela dedicação, o amor e a competência dos profissionais da educação (professores e técnicos) - ilustrados nas instituições Cardeal Roncalli, Afonso Pena, Sepé Tiarajú, Nossa Senhora Auxiliadora, além de outras - Frederico Westphalen se destaca pela presença de Instituições Educacionais que anualmente formam centenas de profissionais nas mais diversas áreas das ciências para o mercado de trabalho. Na área de formação agroindustrial - que é a base da economia dos municípios da região, tem merecido destaque o Colégio Agrícola de Frederico Westphalen (Cafw), instituição tradicionalmente conhecida pela qualidade do ensino médio (Técnico em agropecuária) que nasceu pequenina em 1957 e se tornou forte ao longo de sua belíssima história por estar ligada a renomada Universidade Federal de Santa Maria-RS, Universidade que é reconhecida nacional e internacionalmente pela excelência em Ensino, Pesquisa e Extensão. A importância desta Instituição (Cafw) que prepara jovens ao mercado de trabalho agrícola está relacionada à principal fonte de produção dos alimentos que vão à mesa dos consumidores brasileiros, pois alavanca diretamente a agricultura familiar que é responsável por mais de 70% da produção de alimentos do país. Ainda no ensino médio e com habilitação na área técnica, ressalta-se o Colégio José Cañellas através da formação de jovens profissionais para o setor de Saúde e Empresarial. Para fortalecer o desenvolvimento social e econômico sustentável, destacam-se as instituições de ensino superior, tais como: a Universidade Federal de Santa Maria através dos cursos de graduação e Pós-graduação (Agronomia, Engenharia Ambiental e Sanitária, Enga.Florestal, Comunicação....); a Universidade Regional Integrada - URI através dos cursos de graduação e Pós-graduação (Ciências, Direito, Engenharias, Farmácia, Pedagogia, Psicologia, Serviço Social....); a Uergs com seus cursos de graduação direcionados ao desenvolvimento regional sustentável, conforme seu Estatuto (Art.2º.); assim como a exitosa UNOPAR que inova com seus cursos virtuais de licenciatura, bacharelado, tecnólogos e de pós-graduação à distância (EAD). 

Aprendiz: Frederico Westphalen é muito rica na área da Educação, mas estaria faltando algum elo para alavancar a economia, a indústria do município e da região?

Mestre: Sim. É possível conjugar mais um elo importantíssimo nesta corrente do desenvolvimento socioeconômico industrial sustentável com base na educação. Faz-se necessário trazer um Centro Tecnológico da Rede Senai para o município de Frederico Westphalen, uma vez que os cursos de formação da Rede Senai estão diretamente ligados ao Desenvolvimento Industrial. O Senai tem tradição no desenvolvimento industrial com reconhecimento internacional. Possui parcerias com países distintos como: Alemanha, E.U.A, Canadá. Também se destaca o aspecto social, humano, a força de trabalho, pois o Senai já formou mais de 55 milhões de profissionais! É importante saber que através dos cursos do Senai foi possível transformar estados basicamente agrícolas em importantes polos industriais do país, como exemplo, cita-se o estado de São Paulo, o mais rico, industrializado e próspero do Brasil. Frederico Westphalen está no caminho. Como diz o gaúcho: o cavalo está encilhado. Tenham uma ótima semana e que Deus ilumine vossas mentes e corações!

Comentários