Bioindicadores
Sexta, 28 de Março de 2014

Bom dia mui amados leitores. Vamos entender o que são “bioindicadores”?

Aprendiz: Mestre, como é possível avaliar a qualidade do meio ambiente, de um solo para a agricultura sem a presença das tecnologias?

Mestre: Através de Bioindicadores, que são seres vivos sensíveis e de variadas espécies que vivem e ocupam os compartimentos ambientais: solo, água, ar.

Aprendiz: Então, é possível identificar se um determinado solo é propício para a agricultura através de bichinhos do solo? 

Mestre: Isto mesmo. Para saber se um solo é fértil, ou seja, um solo que tem as propriedades físico-químicas capazes de promover a germinação e o desenvolvimento de plantas (hortas, lavouras, árvores) é só observar os organismos que vivem neste solo. No solo, as minhocas são os organismos bioindicadores de preferência. 

Aprendiz: Os bioindicadores do solo servem apenas para indicar se este solo é fértil e apropriado para a agricultura?

Mestre: Não necessariamente. A análise de um compartimento ambiental deve ser feita de maneira ampla, analisando-se todo o contexto. No caso do solo, a presença de muitas minhocas por metro quadrado indica que este solo é apto à produção agrícola, mas a falta de minhocas poderá ser decorrente de outros fatores que implicam não apenas na falta de nutrientes do solo, mas devido a fatores físico-químicos que estão impedindo o nascimento e desenvolvimento das minhocas. O melhor exemplo ocorre na tradicional forma de plantio que faz uso de agrotóxicos (substâncias químicas com potencial de matar). A presença de agrotóxicos no solo, o seu uso exagerado, sem controle e sem a devida dosagem e recomendação técnica, promoverá o acúmulo deste agrotóxico no solo, o que proporcionará a morte desses bioindicadores (minhocas). 

Aprendiz: Então, poucas minhocas ou a sua ausência numa área agrícola poderá ser em função de agrotóxicos que ficaram acumulados no solo? E isto também indica que a produtividade poderá ser menor na próxima safra?

Mestre: Isso mesmo. Mas também deves saber que os agrotóxicos podem se deslocar do solo e atingir os alimentos e os fluxos de água, podendo surgir outros animais doentes ou mortos na propriedade, como as aves, passarinhos, roedores, peixes, animais domésticos e até o ser humano. Portanto, observe bem o que ocorre na sua propriedade, fique atento às minhocas no solo e aos animais que ficam doentes ou morrem sem causa aparente e nunca use agrotóxicos sem a devida proteção (macacão, luvas, botas, óculos). Tenham uma ótima semana e que Deus ilumine vossas mentes e corações!

Comentários