Heróis...
Sexta, 16 de Maio de 2014

Bom dia mui amados leitores. Vamos compreender, hoje, o significado de “heróis”.

Aprendiz: Mestre, muitas pessoas têm no imaginário o significado do termo herói associando-o a personagens da ficção como o superman. Podes explicar melhor o significado de herói?

Mestre: Claro, a palavra “herói” denota uma pessoa de grande coragem que possui qualificações físicas, intelectuais e morais elevadas, que realizou grandes feitos e serve de admiração. 

Aprendiz: Pode ilustrar esses heróis, mestre?

Mestre: Obviamente, como grande herói da humanidade, cita-se: Jesus de Nazaré. Também merece destaque àqueles que – acreditando num ideal de dignificação – trabalharam, contribuíram e lutaram para consolidar melhorias à vida das pessoas: Eleanor Roosevelt, Ludwig Beethoven, D. Pedro I, Princesa Isabel, Joaquim José da Silva Xavier, Bento Gonçalves, Ruy Barbosa, Deodoro da Fonseca, Albert Einstein, Getúlio Vargas, Luiz Carlos Barbosa Lessa, Paixão Cortes, São João Paulo II, José Lutzenberger, Nelson Mandela, Joaquim Barbosa (STF)...

Aprendiz: Todos esses heróis se destacaram na vida: nas artes, na política, na filosofia, na ciência, na religião, na proteção ambiental, na cultura, nos direitos humanos... Mas e hoje? Fica tão difícil encontrar heróis?

Mestre: Aqueles heróis despontaram mais na história devido às grandes adversidades que existiam naquela época, como a política, economia, à falta de: direitos fundamentais, de conhecimento científico e tecnológico, de sistema de ensino, educação, saneamento e saúde para todos. Imagine as dificuldades para proclamar a abolição da escravatura. No contexto atual, em que a liberdade e o Estado Democrático de Direito coexistem, o significado de herói assume outra conotação.

Aprendiz: Como assim, Mestre?

Mestre: Herói é toda pessoa que pratica o bem. Herói é todo o pai, mãe que cria seus filhos com amor, educando-os para se tornarem cidadãos valorosos que respeitarão os princípios constitucionais da sociedade, nação, os outros. Herói é todo estudante que honra o esforço, o sacrifício, o investimento de seus pais estudando de verdade para se tornarem profissionais competentes, qualificados e humanos. Herói é todo o trabalhador que faz o seu trabalho honesta e dignamente. Herói é quem não tem vícios ou consegue eliminá-los. Herói é quem ama, não mata. Herói é quem fica feliz com a prosperidade do outro sem invejar. Herói é quem levanta às 5 horas da manhã para trabalhar na agricultura e pecuária, produzindo alimentos saudáveis para todos. Herói é quem “é”. Tenham uma ótima semana e que Deus ilumine vossas mentes e corações!

Comentários