Sociedade: Liberdade e Ordem
Sexta, 01 de Novembro de 2013

Bom dia mui amados leitores. Vamos refletir este diálogo entre o Aprendiz e o Mestre.

Aprendiz: Mestre, eu tenho visto muitas manifestações desordeiras acontecendo na Nova Canaã. Diariamente, ônibus são incendiados, lojas são depredadas, bancos são saqueados por uma multidão que tem agido livremente de forma violenta para expor suas insatisfações pessoais aos governantes e também à sociedade. Essa liberdade deles está causando uma desordem social. Mestre, qual a relação existente entre a liberdade e a ordem?

Mestre: Para responder essa questão, deves lembrar a história do povo hebreu no antigo Egito, descrita no Antigo Testamento.

Aprendiz: Lembro que o povo era livre até a ascendência do novo faraó ao governo e que depois escravizou o povo hebreu. Mas, por que o faraó escravizou o povo hebreu?

Mestre: Porque o povo era trabalhador, estudioso, culto, religioso e estava em ascensão econômica e social. Portanto, o medo do faraó e a sua falta de visão política minaram sua mente a suspeitar que o povo organizado pudesse se aliar aos partidos contrários ao faraó para tirá-lo do poder.

Aprendiz: Então, o faraó tinha medo de que a ordem no seu governo entrasse em caos devido à remota possibilidade de que a nova ordem dos hebreus na sociedade egípcia se aliasse a partidos de oposição?! E para manter a sua ordem ele decretou leis à perda da liberdade do povo, ou seja, à escravidão do povo hebreu?!

Mestre: Lembras o que aconteceu depois que o povo hebreu, liderado por Moisés, fugiu para o deserto e chegou na região do monte Sinai?

Aprendiz: Sim, lembro que festejavam a liberdade dia e noite. Comiam, bebiam e fornicavam, inclusive com as mulheres dos próximos. O que ocasionava muitas brigas e até mortes.

Mestre: E o que Moisés fez para reorganizar esse povo, agora em liberdade?

Aprendiz: Subiu no monte Sinai e, após entrar em contato com Deus, trouxe a Tábua dos 10 Mandamentos divinos ao povo hebreu.

Mestre: E para que esses 10 mandamentos serviriam?

Aprendiz: Esses 10 mandamentos (ou 10 leis) serviriam para estabelecer a nova ordem na sociedade livre dos hebreus.

Mestre: E quais são esses mandamentos que conseguiram estabelecer a ordem social?

Aprendiz: amar a Deus sobre todas as coisas; não usar seu santo nome em vão; guardar o sábado para santificar; honrar pai e mãe; não matar; não roubar; não pecar contra a castidade; não desejar a mulher do próximo; não levantar falso testemunho; não cobiçar as coisas alheias.

Mestre: Entendeste a relação entre liberdade e ordem?! Diga-me: o povo e o governo da Nova Canaã têm o hábito de respeitar os 10 mandamentos?!

Tenham uma ótima semana e que Deus ilumine vossas mentes e corações!

Comentários