VERGONHA !!!
Sexta, 11 de Julho de 2014

Bom dia mui amados leitores. 

Aprendiz: Mestre como posso entender o significado de vergonha?

Mestre: A palavra vergonha pode ser entendida como um sentimento de desonra. Algum acontecimento que causa embaraço na pessoa, num povo ou nação. De maneira geral é qualquer coisa que não honra o ser humano (a humanidade).

Aprendiz: Ouvi dizer que um “jogo” causou vergonha a um país, isso é possível?

Mestre: É importante entender que a fundamentação básica de todos os jogos consiste em dois verbos: perder e vencer. Logo, não existe desonra para aquele que perde, pois se a vitória existiu é porque a derrota se permitiu existir naquele momento, no jogo.  

Aprendiz: Mas, que exemplos podem ser usados para conotar a vergonha de um povo, nação?

Mestre: Bem, seguem alguns modelos que fundamentam a desonra humana e, por extensão, à sociedade; casos que causam vergonha à nação. O primeiro, diz respeito à incongruência entre a Lei (descrito ideológico pétreo) e a sua aplicabilidade (ação prática, real). “No artigo 7º da Constituição da República Federativa, inciso IV está descrito que todo o trabalhador tem direito a um salário mínimo, fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender as suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim”. Assim, o valor do salário mínimo capaz de atender os preceitos da constituição seria de R$2.748,22 - segundo estudo do DIEESE (janeiro de 2014). Portanto, vergonha é saber que o próprio Estado por inércia política, por omissão, por interesses ou desinteresses, deixa de cumprir na íntegra o que está descrito na Lei, uma vez que o valor atual do salário mínimo de R$724,00 é insuficiente para suprir as necessidades de uma família. Isso é uma VERGONHA! Juridicamente, neste caso, vergonha é perceber que o próprio Estado é quem está legitimando a inconstitucionalidade e, como consequência, gerando a pobreza, a miséria, a baixa autoestima humana (povo) e as diversas formas de violência que têm consumido os recursos dos cofres públicos em bilhões. Isso é uma VERGONHA! Outro caso, diz respeito aos representantes nacionais de “grande papo” que após assumirem seus cargos estratégicos para o desenvolvimento da nação, desviam verbas públicas da saúde, da educação, de estradas, etc., para enriquecer ilicitamente, extirpando o direito de milhões de pessoas (bebês, crianças, jovens, adultos, idosos) e quando são descobertos e julgados (várias vezes) como criminosos pela justiça ficam reclusos parcialmente na penitenciária da “Papuda” com direitos e vantagens, ótimos empregos e salários. Isso é uma VERGONHA! Outro é o uso de verbas públicas nas obras da competição internacional, dos 143 bilhões já usados cerca de 50% das obras não foram terminadas. (No RS, cerca de 20% foi concluído). Como se não bastasse o atraso nesses últimos 7 anos, tem obra mal feita: em Belo Horizonte desmoronou um viaduto causando prejuízos e mortes. Isso é uma VERGONHA!!! Tenham uma ótima semana e que Deus ilumine vossas mentes e corações!

Comentários