Manifesto Cultural
Sexta, 18 de Julho de 2014

Bom dia mui amados leitores. Estamos próximos de dois eventos culturais que acontecerão no município de Frederico Westphalen: “4º Festival Cultural Atena (19/07) e o 10º Festival do Rock – Na Mira do Rock (16/08)”.

Aprendiz: Mestre, o que é “cultura” e por que é tão importante para a sociedade?

Mestre: A cultura é muito dinâmica e tem amplo significado, engloba todo o conhecimento produzido pelo ser humano ao longo da sua existência, quer seja através da família como das academias e grupos da sociedade. Assim, constituem a cultura: os hábitos, os costumes, as crenças, as leis, as tradições, os padrões éticos, políticos e morais, às artes. Sua importância está associada ao desenvolvimento humano e social, tanto que recebe notoriedade legal na Constituição através dos artigos 215 e 216, em que se destacam o caráter de direito de todo cidadão, dever do Estado, universalidade e democratização, ou seja, a cultura deve ser desenvolvida na sociedade de maneira que todos possam usufruir, interagir e se desenvolver integralmente. Nesse contexto, é através da cultura, nas suas diversas formas de expressão, que o ser humano manifesta seus pensamentos, suas ideias, suas emoções; permitindo ao ser humano (indivíduo e coletivo) evoluir mentalmente, emocionalmente e espiritualmente.

Aprendiz: De que maneira organizada a população pode reivindicar seus direitos culturais, uma vez que estão descritos na Constituição?

Mestre: Pode ser através de um Manifesto Cultural que consiste numa declaração pública de princípios, necessidades e intenções de um grupo social - comunidade, associações, representações da sociedade – cidadãos, dirigido e entregue aos poderes constituídos municipais, estaduais, federais solicitando a promoção de ações para o desenvolvimento das artes, das músicas, das danças, das filosofias, da literatura, do teatro, do cinema, da política, das tradições..., da cultura no seio da sociedade.

Aprendiz: Quais são as necessidades primárias para uma sociedade se desenvolver culturalmente?

Mestre: A princípio, há necessidade de espaços físicos adequados, pois permitem congregar as pessoas para desenvolverem os objetivos fins. Nesse sentido, é muito importante que o município estabeleça os locais com toda a infraestrutura necessária para a expressão cultural na sociedade, por exemplos: Teatro Municipal; Museu de Arte; Museu de Ciências; Casa de Cultura; Palcos de Danças; Palcos de Shows Musicais; Salas para oficinas de Arte, Desenho, Pintura; Púlpitos para declamações de poesias e discursos; Salas para cursos diversos, etc. É importante destacar que, além dos representantes legais dos poderes constituídos, é fundamental a participação responsável das entidades de classes, Instituições de ensino, Terceiro setor e pessoas de notório saber no processo de elaboração e desenvolvimento de projetos e programas culturais contínuos e dinâmicos. Apoiem a cultura na sua cidade. Tenham uma ótima semana e que Deus ilumine vossas mentes e corações! 

Comentários