O Caminho do Sucesso
Sexta, 15 de Agosto de 2014

Bom dia mui amados leitores. Existe muita publicidade sobre pessoas de sucesso, mas ao longo do tempo, a mídia nos revela tragédias na vida de grandes personalidades.

Aprendiz: Mestre, frequentemente, assistimos reportagens sobre pessoas de sucesso, nas mais diversas áreas (arte, música, cinema, literatura, política, medicina, empresas, etc). Diante desta grande diversidade o que prepondera no estado mental que pode caracterizar a personalidade de uma pessoa que triunfa na vida?

Mestre: A resposta é simples, mas adentra no campo da complexidade humana. O caminho do sucesso está no próprio ser humano. Para triunfar na vida é necessário criar hábitos de sucesso, a começar pelo conhecimento de si mesmo a fim de resolver suas dificuldades, livrar-se de medos e mitos, despertar potenciais, trabalhar com muita dedicação, fé, seriedade, paciência, responsabilidade, tolerância e manter sempre o pensamento positivista. 

Aprendiz: Assim parece fácil, mas por que nem todos alcançam o sucesso? E por que algumas personalidades de sucesso não atingem a felicidade, até cometem suicídio?

Mestre: Essa é uma grande verdade a ser revelada, mas a quem serviria? O sucesso geralmente está associado às condições financeiras, profissionais, de imagem, ou seja, está atrelado aos aspectos estéticos, aos valores externos, enquanto que a felicidade adentra no campo íntimo, de valores humanos intrínsecos, da psique, da alma. 

Aprendiz: Agora eu entendo porque um grande ator de Hollywood foi capaz de cometer suicídio, mesmo tendo muito sucesso. Mas será que as pessoas de sucesso podem ser felizes?

Mestre: A felicidade e o sucesso são condições independentes, mas poderão se interligar. Assim como o caminho do sucesso consiste no conhecimento de si mesmo para o desenvolvimento de hábitos que levam ao aperfeiçoamento de potenciais nas mais diversas áreas de expressão humana externa, em outras palavras do trabalho. Já o caminho da felicidade segue no sentido inverso desse conceito geral de sucesso, consiste no conhecimento de si mesmo (autoconhecimento) para despertar os potenciais internos. Logo, a felicidade não depende de valores externos, de acúmulo de capitais, da materialidade. 

Aprendiz: E esta aparente contradição dos caminhos que levam ao sucesso e à felicidade é benéfica ou ruim ao ser humano?

Mestre: Não encare esses caminhos como uma contradição, não há oposição entre sucesso e felicidade. É necessário apenas saber que o ser humano precisa balizar o seu desenvolvimento a partir do autoconhecimento para então seguir na jornada do sucesso e da felicidade. Além do que, essa condição permite a todos os seres humanos escolherem os caminhos que quiserem trilhar (livre arbítrio) e, principalmente, porque não impede, não exclui nenhuma pessoa de ser feliz. Tenham uma ótima semana e que Deus ilumine vossas mentes e corações!

Comentários