Saúde!
Sexta, 29 de Agosto de 2014

Bom dia mui amados leitores. Hoje vamos conhecer a importância desse tema sob o aspecto dos alimentos à saúde física.

Aprendiz: Mestre, o que significa saúde?

Mestre: Conforme o conceito da Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde é o estado de bem-estar do corpo físico, mental, psíquico e social. 

Aprendiz: Como se adquire a saúde física, mestre?

Mestre: A saúde física é adquirida através da ingestão de alimentos saudáveis que irão nutrir todas as células (trilhões) do organismo humano através de processos bioquímicos decorrentes do metabolismo. É necessário ter alimento para nutrir trilhões de células diariamente. (Imagine-se alimentando 7 bilhões de pessoas diariamente e 10 trilhões?).

Aprendiz: E que nutrientes são esses que irão nutrir as células do corpo humano?

Mestre: Os principais nutrientes que se encontram nas estruturas internas e externas dos alimentos que o ser humano faz uso. Esses nutrientes estão separados em classes, conforme a sua estrutura molecular e função no organismo. Sendo estes: Carboidratos que possuem a função de fornecer energia aos processos metabólicos (reações químicas); as proteínas que possuem função altamente sofisticada, pois fornecem estruturas básicas à confecção de todas as proteínas necessárias no organismo, tais como: proteínas estruturais (músculos, cabelos, órgãos, DNA), proteínas reacionais (biocatalizadores, enzimas), proteínas sinalizadoras, proteínas transportadoras, proteínas de defesa (sistema imunitário); os lipídeos que são as estruturas responsáveis à formação das membranas de todas as células (como os tecidos, a pele), ainda constituirão as gorduras e os hormônios; as vitaminas que são os cofatores orgânicos enzimáticos; os sais minerais que possuem funções estruturais, como o cálcio dos ossos, função reguladora (cofatores inorgânicos enzimáticos, quimiosmóticos); e a água que corresponde a 60-70% do conteúdo celular com funções variadas na participação dos processos metabólicos. Os nutrientes estão presentes nos alimentos de maneira variada em concentrações (quantidades) e qualidade biológica. O leite tem excelente qualidade proteica em relação à proteína do tomate, mas o tomate é muito importante como fonte de sais minerais, carboidratos, pectina, licopeno. Por isso é necessário fazer uma dieta bem diversificada em alimentos durante todos os dias da vida.

Aprendiz: E quais são as principais fontes de alimentos capazes de fornecer todos os nutrientes essenciais à saúde física do ser humano? 

Mestre: Diariamente devem ser ingeridos alimentos provenientes de cereais, leguminosas, leite e derivados, produtos hortifrutigranjeiros, carnes e derivados, peixes, ovos, mel. Mas os alimentos têm que ser seguros, ou seja, veicular apenas os nutrientes na sua constituição, não podem estar estragados e nem gerar toxicidade ao organismo humano. Tenham uma ótima semana e que Deus ilumine vossas mentes e corações!

Comentários