Alimentos Seguros e Saúde
Sexta, 05 de Setembro de 2014

Bom dia mui amados leitores.

Aprendiz: Mestre, o que é um alimento seguro?

Mestre: Alimento seguro é aquele produto alimentar natural ou processado industrialmente que tem a faculdade de nutrir o organismo humano para manter a saúde e, portanto, que não tem a capacidade para gerar qualquer tipo de dano ou doença devido a sua ingestão.

Aprendiz: Mas como um alimento pode ser capaz de gerar doença? 

Mestre: A princípio, todo o alimento deve ser visto como fonte de nutrientes (carboidratos, lipídeos, proteínas, vitamina, sais minerais e água) que já estudamos na semana passada, serve tanto para as células do organismo humano como a outros seres vivos. Os alimentos podem gerar doenças por conter contaminações de origens física, química ou biológica na cadeia de produção (desde o início do processo de produção que começa no campo, podendo ser processado na indústria, passa pelo sistema de armazenamento, transporte e venda até o momento de ser consumido pelas pessoas. 

Aprendiz: E quais contaminantes são capazes de gerar doenças?

Mestre: Os principais contaminantes são: a)Contaminantes Físicos: são decorrentes da presença de materiais físicos no alimento, tais como pedaços de metais (parafusos de máquinas), pedaços de plásticos, madeira, papéis, borrachas, pelos, pedras (no feijão), vidro, etc. b)Contaminantes biológicos que compreendem os microrganismos presentes nos alimentos, os quais são os principais agentes promotores de Doenças de Origem Alimentar (DOA). Dentre os principais micro-organismos contaminantes dos alimentos e que geram doenças, até mortes, encontram-se bactérias como as Salmonelas (Salmonella spp) que são causadoras de infecções gastrintestinais como as graves diarreias, febres e também podem ser disseminadas pela corrente sanguínea a outros órgãos vitais. O Estafilococos (Staphylococcus spp) que produz toxinas nos alimentos (as toxinfecções alimentares) sendo os principais sintomas: as dores de cabeça, náuseas, dores abdominais e diarreias. Ambos geram doenças que se não forem tratadas adequadamente e com rapidez podem levar ao óbito. c)Contaminantes químicos, agentes tóxicos que podem estar presentes nos alimentos e causar graves danos à saúde humana, pois agem como fortes inibidores, agonistas e antagonista alterando as reações normais do metabolismo, podendo promover graves danos, doenças e até a morte. Dentre os principais contaminantes químicos dos alimentos estão os agrotóxicos. Atenção, no dia 24 de setembro será realizado o primeiro Seminário de Sanidade Ambiental à Saúde Humana em Frederico Westphalen que tratará assuntos pertinentes ao sistema de produção de alimentos de modo “convencional e sustentável”, destacando os conceitos de: alimento seguro, saúde, agrotóxicos, proteção ambiental, agricultura familiar e desenvolvimento socioeconômico. O evento é organizado pela UFSM campus Frederico Westphalen e colaboradores (Prefeitura, Emater, Sindicato dos Trabalhadores Rurais). Maiores informações: Luciana: (55) 81475888; Vanessa: (55)97030811; Sabrina: (55)99318808 (Acadêmicas do curso de Eng. Ambiental e Sanitária da UFSM-FW). Tenham uma ótima semana e que Deus ilumine vossas mentes e corações!

Comentários