Sanidade Ambiental à Saúde Humana
Sexta, 12 de Setembro de 2014

Bom dia mui amados leitores. Vamos entender essa relação entre o ambiente e à saúde.

Aprendiz: Mestre, o que significa sanidade ambiental?

Mestre: Sanidade é a terminologia usada para aquilo que é são, no caso, diz respeito a todos os fatores e condições ambientais necessárias para manter e gerar a saúde. 

Aprendiz: E que relação existe entre a sanidade do ambiente com a saúde do ser humano?

Mestre: A relação existente é bem fácil de ser compreendida, embora as relações existentes entre o ambiente e a vida do ser humano sejam complexas. De maneira analógica penses da seguinte maneira: tudo que é jogado para o alto inexoravelmente cairá, ou seja, se lançares uma pedra para cima ela percorrerá uma distância proporcional à força de lançamento, ao ângulo de inclinação, resistirá ao ar e, após um determinado período de tempo, a pedra cairá. Assim, pode-se dizer que se o meio ambiente estiver são, equilibrado, consequentemente existirão condições para que o ser humano tenha saúde e o contrário é válido. 

Aprendiz: Então quer dizer que se o ambiente ficar em desarmonia poderá propiciar doenças, mestre? Como? Explique melhor?

Mestre: Pois bem, o meio ambiente é o planeta o qual vivemos com os demais seres vivos e não vivos (minerais, gases, água, o solo), assim como as fontes de energias externas. Tudo que existe no planeta possui uma conectividade e, portanto, as atividades humanas (antrópicas) geram interferências no ambiente as quais ocasionarão consequências para todo o planeta (nos seres vivos e não vivos). Por exemplo: o ser humano necessita de alimentos para ingerir diariamente durante a sua vida. Mas os alimentos são produzidos na natureza como: hortifrutigranjeiros, pastagens para os animas de criação e produtos derivados de animais, como o leite. Mas se o homem utilizar substâncias químicas denominadas xenobiontes (sintetizadas em laboratório e estranhas à natureza, como os agrotóxicos), estas substâncias não serão degradadas totalmente pelos sistemas naturais do planeta e se acumularão no solo, nas águas, nos alimentos e nos seres vivos que fizerem uso de alimentos, água, solo contaminado com as substâncias xenobiontes, as quais causarão intoxicações nos seres vivos, como o homem. Logo, existe uma relação entre produção de alimentos, meio ambiente e saúde.

Aprendiz: E como é possível entender melhor esse assunto e relações entre natureza, produção de alimentos e saúde humana, mestre?

Mestre: Participando do 1º Seminário de Sanidade Ambiental à Saúde Humana que ocorrerá no próximo dia 24 de setembro na Afucoper. O evento é organizado pelo Grupo de Sanidade Ambiental à Saúde Humana da UFSM campus de Frederico Westphalen. Para participar é necessário fazer a inscrição gratuita através dos telefones: Luciana (55)81475888; Vanessa (55)97030811, Sabrina (55)99318808. Haverá material educativo, certificado e almoço gratuito para os inscritos que participarem. As inscrições são limitadas. Produtor rural, sua participação é fundamental! Tenham uma ótima semana. Que Deus ilumine vossas mentes e corações!

Comentários