Relação: ambiente, alimento, saúde
Sexta, 26 de Setembro de 2014

Bom dia mui amados leitores. 

Aprendiz: Como está constituído o meio ambiente?

Mestre: O meio ambiente é constituído de seres vivos (como o ser humano, os animais vertebrados e invertebrados, microrganismos, as plantas) e não vivos como a água, o solo, o ar e o conjunto de fenômenos naturais, físico-químicos capazes de interferir na atividade dos seres no planeta, como as chuvas, os furacões, o clima, etc.

Aprendiz: Que relação existe entre o meio ambiente, os alimentos e a saúde humana?

Mestre: Primeiro é necessário saber que os alimentos naturais são produzidos nos compartimentos ambientais, basicamente o solo e as águas, como as plantas (hortifrutigranjeiros, pastagens), os animais de criação (vacas, suínos, frangos, peixes). Tomando-se o exemplo das plantas, a relação pode ser compreendida através da seguinte explicação: para uma semente germinar, vicejar, florescer e dar frutos (pêssegos) que servirão de alimento ao ser humano é preciso que a semente seja colocada no solo. O solo (compartimento ambiental) precisa ser bem estruturado físico-quimicamente para liberar os nutrientes contidos às raízes do pessegueiro. Sendo que para o solo ser bem estruturado é preciso existir as minhocas (seres invertebrados) que estarão decompondo a matéria orgânica para liberar nutrientes no solo. Esses nutrientes livres no solo em contato com a água (da chuva, da irrigação) serão transportados para as raízes do pessegueiro que absorve os nutrientes e os repassa para as células da planta, ativando seu metabolismo ao crescimento, floração e frutificação. Toda pessoa que se alimentar desses frutos naturais também estarão disponibilizando os nutrientes do pêssego ao metabolismo humano, através do processo de digestão alimentar. Na digestão de alimentos naturais (frutas, arroz, feijão, milho, carnes, leite, verduras, legumes) são liberados os nutrientes diários necessários para suprir as necessidades das células humanas, ou seja, para manter a saúde humana.

Aprendiz: Então é possível dizer que é necessário um ambiente saudável para produzir alimentos saudáveis que serão ingeridos pelo ser humano para manter a sua saúde.

Mestre: Sim. Ambos estão relacionados.

Aprendiz: E o que acontece quando essa relação não ocorre de modo natural, por exemplo, quando o agricultor faz o uso de agrotóxicos na produção de alimentos?

Mestre: O agrotóxico é uma substância química não natural, denominada de xenobionte. Ou seja, não existem meios naturais de promover a sua decomposição nos compartimentos ambientais (solo, água) e nem pelos organismos vivos. Assim, quando essa substância é lançada na lavoura, parte ficará na planta, no ar, no solo e nas águas. Analisando-se brevemente a parte que ficará no solo, quando o agrotóxico entrar em contato com a minhoca, esta ficará contaminada, sofrerá doença e morrerá, deixando de cumprir a sua função de estruturar beneficamente o solo, o que reduzirá a fertilidade do solo, reduzirá a produtividade da lavoura e ainda contaminará parte das plantas que servirão de alimento humano, o que ocasionará danos à saúde humana a curto, médio e longo prazo. Tenham uma ótima semana e que Deus ilumine vossas mentes e corações.

Comentários