Dez mitos e verdades sobre clareamento dentário
Sexta, 14 de Agosto de 2015

Apesar de tanta fama e uma procura exagerada pelo clareamento dentário, esse procedimento ainda gera muitas dúvidas.

Os dentes escurecem ao passar dos anos e um clareamento dura em média de um a três anos.

1) Clareamento deixa os dentes sensíveis. Parcialmente verdade. Realmente, alguns pacientes podem apresentar sensibilidade durante ou após o tratamento. Porém, existem dessensibilizantes, que o dentista deve utilizar nesses casos, assim não terá sensibilidade.
2) Cremes dentais funcionam como clareadores.
Mito. Os cremes dentais branqueadores possuem pouca quantidade de agentes ativos do clareamento dental. Mas, por serem abrasivos, removem manchas externas e dão a impressão de dentes mais brancos.
3) Clareamento enfraquece o dente.
Mito. O clareamento consiste em uma reação química. Esse processo não é abrasivo e não afeta a estrutura dos dentes.
4) Durante o clareamento não pode ingerir bebidas e alimentos com corantes.
Verdade. Durante o tratamento, bebidas ou produtos devem ser evitados, como café ou chá preto ou ainda fumar, pois podem interferir no resultado final do tratamento.
5) Qualquer pessoa pode fazer clareamento.
Parcialmente verdade. O tratamento não é indicado em: mulheres grávidas, crianças com o esmalte ainda não completamente formado, pessoa com implante e com prótese total, pacientes que apresentam doença periodontal ou muitas restaurações.
6) Os dentes escurecem com o passar dos anos.
Verdade. O efeito do clareamento dental tem duração variada, mas na maioria das vezes a cor “satisfatória” pode ficar de um a três anos.
7) Clareamentos caseiros não funcionam.
Mito. Na verdade, todos os tipos de clareamento seguem o mesmo princípio, porém com diferentes concentrações, o clareamento a laser feito em consultório é mais rápido, porém o caseiro que o dentista faz uma placa, tem o mesmo resultado a um prazo mais longo.
8) Qualquer pessoa pode ficar com os dentes brancos após um clareamento.
Parcialmente verdade. Isso vai depender da resposta biológica da estrutura dental de cada pessoa, clareando mais ou menos.
9) Receitas caseiras como bicarbonato de sódio, limão, água oxigenada e casca de laranja clareiam os dentes.
Mito. Esses produtos citados não possuem o potencial clareador. O bicarbonato de sódio é abrasivo e irá realizar apenas um polimento da superfície externa do dente (esmalte).
10) Clareamento provoca câncer.
Mito. Não há relatos nem evidências de que os agentes clareadores venham a provocar o câncer.

Comentários