Gengiva sangrando? O que fazer?
Sexta, 14 de Agosto de 2015

Sangramento nas gengivas é sinal de que elas não estão saudáveis como deveriam. Uma das experiências mais desagradáveis na saúde bucal é lidar com o sangramento nas gengivas. Em alguns casos, isto pode até atrapalhar as pessoas de cuidarem adequadamente de seus dentes – o que só faz agravar o problema.
O sangramento nas gengivas se deve, principalmente, à inflamação na gengiva, ou chamada gengivite – ocorrida principalmente pela remoção inadequada de placa (sujeira) dos dentes na linha da gengiva.
Se a placa não for removida com escovação regular, passagem de fio dental e visitas ao dentista, endurecerá e se tornará o que é conhecido como tártaro, isso aumentará o sangramento, levando a um outro problema (periodontite), que é uma doença que danifica o suporte ósseo do dente provocando a perda dentária.
O que fazer para resolver?
A melhor maneira de tratar uma gengiva sangrando é com o auxílio de um dentista. Esse profissional poderá identificar a origem do sangramento e direcionar a terapia mais indicada para cada caso.
Se a origem da sangramento for a gengivite, o uso correto da escova de dentes e do fio dental pode ajudar na regressão da doença e do sangramento. Em casos de periodontite, o tratamento é feito a partir da eliminação do tártaro, placa endurecida que fica entre os dentes, e do controle da infecção.
Mas a primeira regra básica é passar o fio dental nas escovações, mesmo que o sangramento esteja acontecendo, pois isso quer disser que a limpeza está sendo feita corretamente, e em um curto prazo você notará o fim do problema.
Outras causas de sangramento na gengiva incluem: desordem hemorrágica de qualquer origem; escovação com muita força; alterações hormonais durante a gravidez; púrpura idiopática trombocitopênica (doença autoimune que ataca as plaquetas por engano, confundindo-as com agentes invasores); dentaduras mal ajustadas; uso inadequado de fio dental; infecção, que pode ser relacionada ao dente ou à gengiva; leucemia; escorbuto; uso de afinadores do sangue e deficiência de vitamina K.
Ao sinal de dor ou de manchas mais avermelhadas na gengiva, busque o auxílio de um dentista. A saúde da sua boca diz muito sobre você.

Comentários