Inimigos da saúde bucal – Parte1
Sexta, 28 de Agosto de 2015

Você rói suas unhas??


Saiba os problemas que estão relacionados a esse tipo de ato.

Nosso sorriso é o cartão postal, mas para manter dentes e uma boca bonita precisamos cultivá-la com cuidado. Alguns hábitos aparentemente inofensivos podem prejudicar a saúde dental, como roer unhas ou morder a tampa da caneta. Esses acontecimentos frequentes devido as emoções vividas no dia a dia, que podem ser relacionadas ao nervosismo, estresse, ou a famosa ansiedade, podem acarretar em malefícios a autodestruição dos seus dentes, em prazo curto ou longo.
Essas nossas práticas involuntárias têm vários fatores resultantes. Os mais destacados por pesquisadores e observados nos consultórios odontológicos são a retração gengival, a quebra do esmalte do dente, o encurtamento da raiz, além da mudança na posição de um dente, exemplos claros e frequentemente encontrados de problemas ligados ao ato de roer unhas.
O esmalte dos dentes é um dos mais prejudicados com esse hábito pois este fica desgastado, o que desprotege o dente e deixa-o à mercê das cáries. Em crianças, o hábito de roer unhas pode prejudicar o desenvolvimento dos dentes, causando má oclusão dentária. Quem, além de roer unhas, ainda as ingere, tem a possibilidade de causar pequenas lesões no estômago e no intestino.
Outro fator extremamente importante e diretamente relacionado a esse hábito, nada agradável, é a transmissão de bactérias para a flora bucal. Quando ocorre, há risco de infecções e aumento na transmissão de doenças, o que resulta em problemas respiratórios, estomacais, diarreias, gripes, problemas sanguíneos, dentre outros.
Com o hábito de roer unhas, mãos e unhas ficam com uma aparência ruim, e às vezes a pessoa sente muita vergonha. Como o motivo para roer unhas é sempre emocional, o melhor a se fazer é identificar onde está o medo, a insegurança ou a ansiedade e tratar esses sentimentos para que o hábito seja esquecido.
Sendo assim, evite levar qualquer tipo de objeto para sua boca, pois além de problemas para seu sorriso, a prática pode afetar sua saúde. Quanto mais insistir-se na ação, mais problemas relacionados existirão, ao quais, com certeza, serão agravados ao longo dos anos. Pense saúde, viva mais e melhor!

Comentários