Inimigos da saúde bucal – PARTE 3
Sexta, 11 de Setembro de 2015

Piercings na região bucal


O piercing é um estilo que algumas pessoas são adeptas, podendo-se localizar em variados locais no corpo. Porém muitos são em regiões orais como lábios, bochechas, no freio lingual (embaixo da língua), ou na própria língua. Os piercings localizados na boca apresentam uma série de riscos, diferente de outras regiões externas do corpo, como a orelha e o umbigo. Entre esses riscos característicos da região bucal destacamos:

Sangramento: Em todos os casos orais, o sangramento é o primeiro efeito a se destacar. Em alguns casos pode ocorrer excesso de sangramento, pela perfuração de vasos sanguíneos, ou locais com anatomia desfavorável, por isso é importante procurar um profissional especializado para a colocação do acessório.
Dor: Como em qualquer procedimento, se não feito de forma correta o paciente terá alta sensibilidade local, seguido por dor intensa ou, como resposta do organismo, em casos seletos, edema e inchaço, podendo levar a níveis hospitalares.
Infecção e inflamação: Esse é o maior problema por ser em região intraoral, pois temos a chamada flora oral, muito propícia a bactérias, e o piercing é uma forma de retenção delas, pela dificuldade de higienização. O cuidado com as infamações deve-se ter por causa de problemas como endocardite bacteriana, que é a inflamação das válvulas e dos tecidos cardíacos e que pode chegar ao coração, levando a assuntos mais sérios.
Dentes danificados: O contato com a joia pode danificar o dente. Dentes com restaurações – coroas ou jaquetas, por exemplo – também podem ser danificados pelas peças de metal intraorais ou coladas no próprio dente, o que pode danificar o esmalte dele dependendo do material utilizado para colar.
A princípio, os piercings não alteraram as funções normais da boca, mas não deixe de ir ao dentista se sentir qualquer tipo de dor ou algum outro problema. Por causa dos riscos envolvidos, tenha muita atenção com a higiene bucal, principalmente se utiliza o acessório em locais que dificultam a higienização comum com escova e fio ou fita dental.

Comentários